A CORPORALIDADE NO APRENDIZADO DO TEATRO - O CORPO NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores/as

  • Débora Souza Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-08

Resumen

O presente artigo é resultado do segundo ano da Pesquisa de Iniciação Científica intitulada "A corporalidade no aprendizado do teatro", sob coordenação da Prof.ª Paulina Maria Caon. O foco do trabalho em questão está associado à compreensão do corpo como "sujeito da cultura" - principal responsável pelo conhecimento que engendra, apreende e reelabora na relação com o espaço, com outros corpos e com o mundo que o cerca. O objetivo central recai sobre a observação de corpos em ação e análise de aspectos ligados à corporalidade no momento em que se dá o processo de ensino e aprendizagem do teatro no espaço escolar público. Apesar disso, estabelecer diálogos com pensadores das áreas da Antropologia e das Ciências Sociais foi crucial para esclarecer conceitos mais amplos associados ao modo como nos relacionamos em sociedade. Autores das áreas da Dança, do Teatro e da Educação também constituíram o escopo teórico da investigação. Ainda no que tange aos procedimentos metodológicos utilizados, foi realizado um estudo de caso de inspiração etnográfica em uma escola da rede básica de ensino localizada num dos bairros periféricos da cidade de Uberlândia, incluindo observações regulares de aulas de teatro e uma entrevista com o professor de teatro observado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Débora Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Teatro (Licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia

Citas

ANDR

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: editora brasiliense, 1987. 253p. Experiência e pobreza. p. 114-119. Tradução de: Auswahl in drei Baenden.

BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n.19, p. 20-28, jan./abril. 2002.

BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. Ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. Tradução de Guilherme João de Freitas. 6. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007, p. 204-224.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do discurso. 2. Ed. Rio de Janeiro: Editora Francisco Alvez, 238p.

BRAND

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator

CAON, Paulina Maria. Construir Corpos, Tecer Histórias

CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. "Educação e experiência estética: "valor" social ou sentido público? Público, privado e social". Revista Sala Preta, São Paulo, 2007, n.7, p.83-90.

________________________________ O olhar etnográfico e a voz subalterna. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v.7, n.15, p.107-147, 2001.

CITRO, S. Cuerpos significantes: travessías por los rituales tobas. 1ª ed. 351 p. Buenos Aires: Biblos, 2009. Capítulo III: Hacia uma etnografia dialéctica de y desde los cuerpos, p. 83-114.

CLANDININ, J. D.; CONNELLY, M. F. Pesquisa Narrativa. Uberlândia: EDUFU, 2011. 250p.

CSORDAS, Thomas J. Corpo/Significado/Cura. RS: Editora da UFRG, 2008. Capítulo II: A corporeidade como um Paradigma para a Antropologia, p. 101-146.

DAWSEY, John Cowart. O teatro dos

_____________________ Schechner, teatro e antropologia. Cadernos de campo, São Paulo, n. 20, p. 207-211, 2011.

_____________________Turner, Benjamin e Antropologia da Performance: o lugar olhado (e ouvido) das coisas. Campos (UFPR), vol.7, p.17-25, 2006.

DIAS, Marina Célia Moraes. Metáfora e pensamento: considerações sobre a importância do jogo na aquisição de conhecimento e implicações para a educação pré-escolar. In: KICHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e Educação. São Paulo: Cortez, 1996, p.45-55.

FABI

PONTÍFICA UNIVERSIDADE CAT

FREIRE, Madalena e MELLO, Sílvia Leser. Relatos da Convivência: crianças e mulheres da Vila Helena, In: Cadernos de Pesquisa de São Paulo, no. 56, 1986.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1989, p. 3-21.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Tradução de Maria Célia Santos Raposo. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 1985. p. 9-75.

GREINER, Christine e AMORIM, Claudia. Leituras do Corpo. São Paulo: Anna Blume, 2003, Introdução: Da cozinha de Deus às membranas virtuais do homem, p. 139-147.

GREINER, Christine. O Corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005. 152 p.

KOUDELA, Ingrid. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1984. 155 p.

________________A nova proposta de ensino de teatro. Revista Sala Preta, São Paulo, n.2, 2002, p.233-239

MAGNANI, J. G. C. Etnografia como prática e experiência. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v.15, n.32, p. 129-156, 2009.

MARI, Hugo (org.); MELLO, Renato de (ed.). Categorias e práticas de análise do discurso. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso/FALE/UFMG, 2000. 195p.

MARQUES, I. A. O corpo e o lúdico. 2009. (texto digitalizado, sem paginação)

MORAES, Danielle Rodrigues de. Teatro na escola: a reinvenção do espaço vigiado. Urdimento, Santa Catarina, v.1, n.17, 2011, p.47-53.

MOREIRA, Carina Maria Guimarães. Salve o rei do movimento: a performance do caboclo no ritual de Umbanda. Cadernos Virtuais de Pesquisa em Artes Cênicas, Rio de Janeiro, p. 34-38, 2007.

_______________________________ Vozes de Nogma: Performance Ritual e Linguagem Teatral, São Paulo, 2009. 5f. Trabalho apresentado na V Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas.

OLIVEIRA, Adriano Moraes de. Fragmentos de um discurso sobre a formação do atorprofessor. Urdimento, Santa Catarina, v.1, n.17, 2011, p.13-19.

PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros Pupo. Mediação artística, uma tessitura em processo. Urdimento, Santa Catarina, v.1, n.17, 2011, p.113-121.

RANCI

RODRIGUES, G. Bailarino-pesquisador-intérprete: processo de formação. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2005. 182p.

SANTOS, V. L. B. Brincadeira e Conhecimento. Porto Alegre: Mediação, 2002.

SILVA, Rubens da. Entre

SOARES, C. Teatro Renascer: da pedagogia à poética da cena. Urdimento, Santa Catarina, v.1, n.17, 2011, p.29-36.

SCHECHNER, Richard. What is performance? In Performance Studies: an Introduction, second edition. New York & Londres: Routledge, 2006, p. 28-51.

_____________________ Pontos de contato entre o pensamento antropológico e teatral. Tradução Ana Letícia de Fiori. Revisão técnica: Jhon Cowart Dawsey, Diana Paola Gómez Mateus. Cadernos de campo, São Paulo, n. 20, p. 213-236, 2011.

TEIXEIRA, Inês A. Castro & PÁDUA, Karla Cunha.

VIANNA, Klauss. A Dança. São Paulo: Summus Editorial, 2005.

ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. 128 p. São Paulo: Cosac Naify, 2007. Cap. 1: Performance, recepção, leitura, p. 27-60.

Publicado

2015-08-26

Cómo citar

Souza, D. (2015). A CORPORALIDADE NO APRENDIZADO DO TEATRO - O CORPO NO ESPAÇO ESCOLAR. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 2(1). https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-08

Número

Sección

Teatro e Escola: ações e reflexões