ABREM-SE AS CORTINAS: CAMINHOS E DESAFIOS DE UMA PRÁTICA TEATRAL COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Fernando Freitas dos Santos UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-09

Resumen

O presente artigo trata-se de uma prática teatral de estágio supervisionado realizada na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul. Com duração de seis meses, o conteúdo desse estudo está dividido em duas fases: observação e regência. A primeira parte é constituída pelo processo de observação do contexto escolar e de uma turma de alunos do ensino médio. A segunda fase é configurada por uma prática teatral com a sala de aula observada. Neste artigo apresento os caminhos e descaminhos que nortearam esse processo. As estratégias artístico-metodológicas utilizadas nas aulas, também serão elucidadas a fim de fomentar as discussões acerca do ensino de teatro e contribuir com reflexões que visam uma prática reflexiva, artística e sensível.

Palavras-chave: teatro, escola, prática docente.

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Biografía del autor/a

Fernando Freitas dos Santos, UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Mestrando em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em Arte e Educação pelo Instituto São Francisco de Assis (ISFACES). Licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em período sanduíche na Universidad de Guanajuto (UG)México pelo Programa PAME-UDUAL.

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Publicado

2015-08-26

Cómo citar

dos Santos, F. F. (2015). ABREM-SE AS CORTINAS: CAMINHOS E DESAFIOS DE UMA PRÁTICA TEATRAL COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 2(1). https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-09

Número

Sección

Teatro e Escola: ações e reflexões