ABREM-SE AS CORTINAS: CAMINHOS E DESAFIOS DE UMA PRÁTICA TEATRAL COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-09Resumen
O presente artigo trata-se de uma prática teatral de estágio supervisionado realizada na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul. Com duração de seis meses, o conteúdo desse estudo está dividido em duas fases: observação e regência. A primeira parte é constituída pelo processo de observação do contexto escolar e de uma turma de alunos do ensino médio. A segunda fase é configurada por uma prática teatral com a sala de aula observada. Neste artigo apresento os caminhos e descaminhos que nortearam esse processo. As estratégias artístico-metodológicas utilizadas nas aulas, também serão elucidadas a fim de fomentar as discussões acerca do ensino de teatro e contribuir com reflexões que visam uma prática reflexiva, artística e sensível.
Palavras-chave: teatro, escola, prática docente.
Descargas
Citas
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. Tradução Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Summus Editorial, 1984.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de Experiência. Revista Brasileira de Educação. n. 19, p. 20-28, Jan/Fev/Mar/Abr, 2002.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais - Arte. Brasília: MEC, 1997.
BROOK, Peter. A porta Aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
SANTOS, Gisele do Rocio C. Mugnol. Metodologia do ensino de artes. Curitiba: Ibpex, 2006.
SPOLIN Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1992.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).