PESQUISANDO PRÁTICAS CÊNICAS COM ALUNOS SURDOS: PROPOSIÇÕES DE CRIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-04Resumen
O artigo apresenta proposições acerca de práticas cênicas desenvolvidas com alunos surdos no projeto "Teatro e dança com alunos surdos", Ação de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick, localizada na cidade de Porto Alegre/RS. As propostas desenvolvidas na Ação fundam-se no cruzamento de práticas de Contato Improvisação (PAXTON, 1997; ALBRIGHT, 2012/3) e jogos teatrais (BOAL, 2012; BOGART, 2011; RYNGAERT, 2009), sendo pautadas pelo estabelecimento do convívio no contato entre os participantes. Buscando que estes se coloquem como propositores das atividades a partir de suas possibilidades, reflete-se sobre a flexibilização do acesso às práticas cênicas.
Descargas
Citas
ALBRIGHT, Ann Cooper. Caindo na memória. In: Marta Isaacsson (Coordenação); Clóvis Dias Massa; Mirna Spritzer; Suzane Weber da Silva (Org.). Tempos de memória: vestígios, ressonâncias e mutações. Editora AGE: Porto Alegre, 2013.
ALBRIGHT, Ann Cooper. Movendo-se através da diferença: dança e deficiência. In: Revista Cena, n° 12, PPGAC/UFRGS, Porto Alegre, 2012. Porto Alegre, UFRGS, 2012.
ALVES, Rubem. Escutatória.
<<http://pontodetransicao.com.br/biblioteca/Escutatoria.pdf>>. Acesso em 20/02/2015.
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. 15ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
BOGART, Anne. A preparação do diretor: sete ensaios sobre arte e teatro. [Tradução de Anna Viana]. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
DUBATTI, Jorge. Cartografia teatral: introducción al Teatro Comparado. Buenos Aires: Atuel, 2008.
PAXTON, Steve. A definition. 1997a [1978/79] In: Contact Improvisation Source Book: collected writings and graphics from Contact Quaterly dance journal 1975-1992. Massachusetts: Contact Editions, p. 37-38.
PAXTON, Steve. Still Moving. 1997d [1985]. In: Contact Improvisation Source Book: collected writings and graphics from Contact Quaterly dance journal 1975-1992. Massachusetts: Contact Editions, p. 103.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: práticas dramáticas e formação. São Paulo: Cosac e Naify, 2009.
SALAS, Roger. Steve Paxton:
STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. [Tradução de Pontes de Paula Lima]. 30ª. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).