Só Rodapés: Um glossário de trinta termos definidos na espiral de minha poética própria
DOI:
https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-05Resumen
Este artigo apresenta um glossário de trinta termos chave que facilitarão para o pesquisador iniciante a compreensão acerca das relações entre a cena contemporânea  com os conceitos de criança performer e abordagem espiral no ensino de arte, termos cunhados pela autora e que dialogam com a noção de infância sociológica - a criança como ator social e protagonista de seus mundos de vida - bem como com o hibridismo no ensino de arte.
Descargas
Citas
BARBOSA, A.M; CUNHA, F.P. (Orgs.) Abordagem triangular no esnino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
BARBOSA, Pedro. Metamorfoses do Real. Porto: Afrontamento, 1996.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins, 2009.
CABALLERO, Ileana Diéguez. Cenários Liminares/ teatralidades, performances e política. Uberlândia: EDUFU, 2011.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1997.
COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 1991.
DE MARINIS, Marco. Corpo e Corporeidade no Teatro: da semiótica às neurociências/Pequeno glossário interdisciplinar. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v.2, n.1, p.42-61, jan./jun 2012.
KINCHELOE, Joe e BERRY, Kathleen. Pesquisa em Educação. Conceituando a bricolagem. Porto Alegre, ARTMED, 2007.
MACHADO, Marina Marcondes. A criança é performer. Educação & Realidade. FACED/UFRGS. Porto Alegre. v. 35. n.2. maio/ago. 2010a. p.115-137.
MACHADO, Marina Marcondes. Merleau-Ponty & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010b.
MACHADO, Marina Marcondes. Fazer surgir antiestruturas: abordagem em espiral para pensar um currículo em arte. Revista e-curriculum. PUC-SP. São Paulo, v.8 n.1 Abril 2014.
MACHADO, Marina Marcondes. A Flor da Vida / Sementeira para a fenomenologia da pequena infância. Tese de doutoramento. São Paulo: PUC, 2007. Disponível em:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=67652
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Merleau-Ponty na Sorbonne. Resumo de Cursos / Filosofia e Linguagem. Campinas: Papirus, 1990a.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Merleau-Ponty na Sorbonne. Resumo de Cursos / Piscossociologia e Linguagem. Campinas: Papirus, 1990b.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2004.
PESSOA, Fernando. Ficcções do Interlúdio/1. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Editora Unesp, 1991.
SIROTA, Régine. Emergência de uma sociologia da infância: evolução do objeto e do olhar. Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas. São Paulo, n.112, p.7-31, março 2001.
TURNER, Victor. O processo ritual / Estrutura e antiestrutura. Petrópolis, Editora Vozes, 1974.
WINNICOTT, Donald Woods. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1978.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).