ARTE E CULTURA: Apontamentos sobre o teatro na formação cultural dos diferentes sujeitos
DOI:
https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-11Resumen
          As constantes discussões entre professores e pensadores sobre a realização da prática teatral em sala de aula relacionada com a teoria, levam os primeiros a eternas reclamações sobre as dificuldades em ministrar aulas de teatro em escolas públicas, mais precisamente no ensino fundamental. Propor um possível caminho que possa requerer brechas e respiros para as aulas de teatro. O objetivo é buscar por uma inter-relação entre as diferentes culturas dos alunos e a possibilidade do avanço das aulas de teatro dentro dos caminhos metodológicos trilhados pelos professores. Teoricamente são levantados os pensamentos dos autores Denis Guénoun e Flávio Degranges, tendo como apoio os pensadores Marcos de Marinis e Monique Augras. A ideia é fazer apontamentos que levem professores e pensadores de teatro a refletirem sobre a inter-relação entre a cultura dos alunos com as práticas das aulas de teatro.
Palavras-chaves: Educação, Cultura, Movimento.
Descargas
Citas
AUGRAS, Monique. Imaginário da magia: magia do imaginário. Petrópolis: Vozes: Rio de Janeiro: PUC, 2009.
Autor desconhecido. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADdeo_viral>. Acesso em: 29 jun. 2014.
Autor desconhecido. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=bIidgH6Jo74>. Acesso em: 22 jun. 2014.
BARTHES, Roland. Mitologias. São Paulo: Difel, 1970.
CHAUI, Maria. Cultura e resistência. São Paulo: Brasiliense, 1986.
COELHO, Teixeira. O que é ação cultural. São Paulo: Brasiliense, 1989.
CURTI, André. RIBEIRO, Artur. Disponível em <http://www.dosadeux.com/spip.php?article160&lang=pt_br>. Acesso em: 24 jun. 2014.
DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.
GU
MARINIS, Marcos de. Comprender el teatro: lineamientos de una nueva teatrología. Buenos Aires: Galerna, 1997.
PEREIRA, Marcio Dias. As ações físicas como experiência para o ator contemporâneo. Rio de Janeiro: UNESA, 2009.
___________________. Gilles Gwizdek: um olhar pedagógico sobre o ator. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).