ARTE E CULTURA: Apontamentos sobre o teatro na formação cultural dos diferentes sujeitos

Autores/as

  • Marcio Dias Dias Pereira Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-11

Resumen

           As constantes discussões entre professores e pensadores sobre a realização da prática teatral em sala de aula relacionada com a teoria, levam os primeiros a eternas reclamações sobre as dificuldades em ministrar aulas de teatro em escolas públicas, mais precisamente no ensino fundamental. Propor um possível caminho que possa requerer brechas e respiros para as aulas de teatro. O objetivo é buscar por uma inter-relação entre as diferentes culturas dos alunos e a possibilidade do avanço das aulas de teatro dentro dos caminhos metodológicos trilhados pelos professores. Teoricamente são levantados os pensamentos dos autores Denis Guénoun e Flávio Degranges, tendo como apoio os pensadores Marcos de Marinis e Monique Augras. A ideia é fazer apontamentos que levem professores e pensadores de teatro a refletirem sobre a inter-relação entre a cultura dos alunos com as práticas das aulas de teatro.

Palavras-chaves: Educação, Cultura, Movimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcio Dias Dias Pereira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Instituto de Artes / Mestrado em Artes: Artes Cênicas

Citas

AUGRAS, Monique. Imaginário da magia: magia do imaginário. Petrópolis: Vozes: Rio de Janeiro: PUC, 2009.

Autor desconhecido. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADdeo_viral>. Acesso em: 29 jun. 2014.

Autor desconhecido. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=bIidgH6Jo74>. Acesso em: 22 jun. 2014.

BARTHES, Roland. Mitologias. São Paulo: Difel, 1970.

CHAUI, Maria. Cultura e resistência. São Paulo: Brasiliense, 1986.

COELHO, Teixeira. O que é ação cultural. São Paulo: Brasiliense, 1989.

CURTI, André. RIBEIRO, Artur. Disponível em <http://www.dosadeux.com/spip.php?article160&lang=pt_br>. Acesso em: 24 jun. 2014.

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.

GU

MARINIS, Marcos de. Comprender el teatro: lineamientos de una nueva teatrología. Buenos Aires: Galerna, 1997.

PEREIRA, Marcio Dias. As ações físicas como experiência para o ator contemporâneo. Rio de Janeiro: UNESA, 2009.

___________________. Gilles Gwizdek: um olhar pedagógico sobre o ator. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2012.

Publicado

2015-08-26

Cómo citar

Dias Pereira, M. D. (2015). ARTE E CULTURA: Apontamentos sobre o teatro na formação cultural dos diferentes sujeitos. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 2(1). https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-11

Número

Sección

Teatro e Escola: ações e reflexões