UMA ÀRVORE DE MULTIPLAS HISTÓRIAS: EXPERIÊNCIAS LÚDICAS COM AS CRIANÇAS MARAVILHOSAS DE UM TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Grazielle Eloísa Balduino Mestre em Educação pela PPGED/FACED-UFU
  • Myrtes Dias da Cunha faced/ppged/ufu

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-07

Resumen

Esta pesquisa foi produzida com as crianças de uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, durante o ano de 2013. Essa instituição localiza-se numa região periférica da cidade considerada como uma área com índice considerável de violência e tráfico de drogas. O presente artigo analisa duas atividades dentre várias ações que foram desenvolvidas com as crianças, sendo estas um passeio à Universidade Federal de Uberlândia - UFU para assistir a uma peça de teatro e na segunda, analisamos uma atividade com massinha de modelar, desdobramento da primeira. Muitas experiências aconteceram nesse passeio à UFU. A presente pesquisa desenvolveu-se de acordo com uma orientação qualitativa e privilegiou o diálogo e uma convivência intensa com as crianças como meio de aprender sobre elas com elas mesmas, prestando atenção nas suas conversas e nos seus sentimentos, desejos, pensamentos e posicionamentos. Pudemos verificar, assim, que atividades lúdicas caracterizadas por jogos, brincadeiras e atividades artíticas individuais e coletivas, fundadas na parceria e amizade são dinâmicas importantes que nos permitiram aproximar das crianças e compreender as dinâmicas escolares que as podem confirmá-las como sujeitos capazes de aprender, de imaginar e de criar e nós adultos como sujeitos capazes de aprender com elas. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVES, Rubem. A gestação do futuro. Campinas: Papirus, 1987.

BERTHERAT, Therese. O corpo tem suas razões. Edição 21. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2001.

CORSARO, William A. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Edição 5. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

Publicado

2015-08-26

Cómo citar

Balduino, G. E., & Cunha, M. D. da. (2015). UMA ÀRVORE DE MULTIPLAS HISTÓRIAS: EXPERIÊNCIAS LÚDICAS COM AS CRIANÇAS MARAVILHOSAS DE UM TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 2(1). https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-07

Número

Sección

Teatro e Escola: ações e reflexões