Chamadas para as Edições de 2024

2023-11-28

* Dossiê: Poéticas, dramaturgias e modos de fazer do(s) circo(s) contemporâneo (s)

O circo traz em sua história a característica do hibridismo e da itinerância e, portanto, do movimento. O circo atravessa a modernidade, chega na contemporaneidade e se torna cada vez mais plural. Diversos modos de produção passam a ser nomeados – o circo clássico o circo novo, o circo contemporâneo, o circo de rua, entre outros possíveis – e cada um deles se desdobra em tantas poéticas distintas. 
Para esta edição, convidamos pesquisadores e artistas brasileiros para submeterem artigos, ensaios, entrevistas, traduções sobre:
- o circo como linguagem artística, conceitos e transformações
- poéticas e questões artísticas do circo atual (incluindo abordagens de temas relacionados a gênero, raça, questões políticas, histórias de vida/autobiografias, entre outras)
- dramaturgia e escrita cênica circense
- análises de espetáculos (escrita crítica) e/ou de processos de criação
- modos de produção e organização social do circo (incluindo aspectos relacionados a organização do trabalho, financiamento, esferas de circulação e públicos)
- modalidades circenses em suas expressões contemporâneas (comicidade/palhaçaria, equilíbrios, técnicas aéreas, acrobacias, malabarismo e manipulação de objeto, entre outras)
- estudos comparativos entre contextos ou países até 29 de maio de 2024 pelo portal da Revista Rascunhos, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGAC/UFU. 

Organizadores Colaboradores: Diocélio Barbosa (UFBA) e Maria Carolina Vasconcelos Oliveira (UNESP)

** Dossiê Territórios da Pesquisa em Artes Cênicas e seus Processos Formativos visa apresentar um panorama diversificado, político/ético e estético, do crescente movimento e aprofundamento das relações entre processos educativos em artes cênicas e seus modos de sistematização,, uma maneira de mapear as diversas experiências, instrumentos, metodologias, novos construtos epistêmicos, formatos etc., que buscam refletir sobre a pesquisa como um dos pressupostos fundantes da formação de professores e suas reverberações na formação de público, a pesquisa enquanto corpus, práxis, da própria ideia de pesquisa e formação.

Assim, este dossiê, fruto do Fórum Nacional de Pesquisa em Arte na Educação, realizado durante o XXXII CONFAEB, propõe o mapeamento de experiências consolidadas e/ou em andamento, através de reflexões teóricas, experiências pedagógicas e memórias que estejam relacionadas ou que tangenciam as questões aqui abordadas e que tenham como protagonismo a sistematização da pesquisa em seus diversos aspectos formativos na vida contemporânea.

Dito isto, pretende-se com este mapeamento um espaço focado no debate sobre os modos contemporâneos de se pensar a pesquisa em artes cênicas na educação, acionando agentes culturais que estão nas bases dessa construção  pensando e executando novos olhares epistêmicos e decoloniais nas escolas, nas universidades e nos espaços não formais de educação. Diante do exposto indicamos as seguintes abordagens como possibilidade de envio para ser avaliado:

  • A pesquisa em artes cênicas e suas materialidades na educação e na cultura;
  • A pesquisa em artes cênicas nos programas de formação docente;
  • Os grupos de pesquisa em artes cênicas: metodologias e procedimentos contemporâneos;
  • A Pesquisa em artes cênicas e as epistemologias do agora, dos acontecimentos e das experiências;
  • A pesquisa em artes cênicas e seus territórios culturais, identitários e educativos;
  • A pesquisa em artes cênicas no âmbito extensionista e na ação cultural;
  • A pesquisa em políticas públicas para às artes cênicas e a sua integração com a educação;
  • A pesquisa em artes cênicas na sala de aula, nos processos de ensino e na formação de professores

Período de Submissão: 06 de maio a 10 de agosto de 2024

Para o e-mail: fnp.artescenicas@gmail.com 

Sem identificação de autoria no texto e seguindo todas as normas da revista.

Editores convidados: Abimaelson Santos (UFMA); João Victor Silva Pereira (UFMA); Dayana Soares (UFRR); Karyne Dias Coutinho (UFRN); Tharyn Stazak de Freitas (UFC); Lidya Silva Ferreira (SEDUC - CE)