O CINEMA NA EMANCIPAÇÃO DO ALUNO:

da recepção à produção

Autores

  • Cleber Luis Damaceno UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v11n1a2024-41

Resumo

Este estudo tem como objetivo e a análise do processo cinematográfico na escola e enseja as práticas escolares a respeito da utilização das novas tecnologias audiovisuais nas aulas de arte em uma escola pública. O artigo demonstra que a prática de cinema na escola favorece as vivências dos alunos e a emancipação dos estudantes, com a proposta de um ensino reflexivo da prática pedagógica, despertando potencialidades dos alunos para o ato artístico e criativo com a mediação do professor de arte. A pesquisa qualitativa de base fenomenológica. Foi utilizada a forma de pesquisa-ação. O objeto de estudo é a confecção de filmes realizados pelos alunos na escola.

 

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Publicado

2024-09-23

Como Citar

Damaceno, C. L. (2024). O CINEMA NA EMANCIPAÇÃO DO ALUNO:: da recepção à produção. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 11(1), 245–259. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v11n1a2024-41

Edição

Seção

Artes da Cena e as Tecnologias da imagem e do som: estratégias pedagógicas e processos composicionais