TEATRO, PANDEMIA E AS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

relato do processo de criação da websérie “Confissões de Adolescente”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v11n1a2024-29

Resumo

Este artigo trata do compartilhamento do processo de preparação e criação de atrizes mediado por plataformas digitais para a produção de uma websérie de três episódios durante a pandemia de COVID-19, mais especificamente no segundo semestre de 2022 e primeiro semestre de 2023, vinculado aos componentes curriculares Ateliê de Criação Cênica I e II, do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia. Primeiro, se concentrou nos estudos da atuação para a webcam e nas técnicas relacionadas ao trabalho corporal, à composição de personagens e ao jogo, para, seguidamente, debruçar-se na produção dos elementos estritos ao audiovisual: captação, edição e montagem de cenas e episódios. A base ficcional escolhida foi a obra “Confissões de Adolescente” (Maria Mariana, 1992), a qual serviu de pretexto para o desenvolvimento de uma narrativa que mesclou os traços ficcionais com as biografias das próprias atrizes, colocando, assim, o campo perceptivo do espectador em condição de liminaridade.

Palavras-chave: Atuação, Teatro, Pandemia, Audiovisual, Jogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo De Paula, UFU

Eduardo De Paula (José Eduardo De Paula): sou professor e diretor de teatro. Também sou ator, embora a docência consuma a maior parte do meu tempo! Confesso: a sala de aula é minha grande paixão! A cena teatral contemporânea é o foco dos meus interesses mas, quando tenho tempo, coloco-em em jogo como padeiro experimental! Isso mesmo, adoro fazer pães! Fiz pós-doutorado no Dipartimento delle Arti, Università di Bologna (DARvipem/UNIBO, Itália; 2018-2019). Já o Doutorado (2015), o Mestrado (2011) e Bacharelado (Habilitação em Interpretação Teatral, 1998) foram todos desenvolvidos junto à graduação e a pós-gaduação em Artes Cênicas, da Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo (CAC-PPGAC-ECA/USP). Atualmente estou professor associado na Universidade Federal de Uberlândia, onde atuo no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) e no Curso de Teatro, Instituto de Artes (IARTE/UFU). O campo de pesquisa que me interessa, vincula-se aos processos experimentais de preparação e criação do ator e da cena teatral, concentrando-se nos estudos sobre atuação, treinamento, jogo, presença, performatividade, teatralidade, encenação e cena contemporânea. Sobretudo, meu interesse recai na busca pela organização da espontaneidade nos processos de atuação. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2024-09-23

Como Citar

De Paula, E. (2024). TEATRO, PANDEMIA E AS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: relato do processo de criação da websérie “Confissões de Adolescente”. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 11(1), 27–40. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v11n1a2024-29

Edição

Seção

Artes da Cena e as Tecnologias da imagem e do som: estratégias pedagógicas e processos composicionais