RASTROS DE REALIDADES

entre o ao vivo e as mediações tecnológicas na criação cênico-visual em arte e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v11n1a2024-40

Resumo

Este artigo discorre sobre algumas contribuições da Realidade Virtual (RV) e da Realidade Aumentada (RA) na criação cênico-visual no campo da arte e educação, com ênfase nas relações socioculturais estabelecidas entre a produção artística e pedagógica ao vivo e as mediações tecnológicas, considerando as dificuldades e desafios dessas interações no ambiente escolar. Baseia-se em uma revisão bibliográfica com análise discursiva e performativa, ao propor uma abordagem educacional e cultural centrada no hackeamento dos dispositivos de poder inerentes às tecnologias. Nota-se a necessidade de uma mediação cultural que considere os efeitos político-existenciais que as tecnologias operam nas subjetividades e nos corpos, tornando-se um processo crítico e criativo de reprogramação da vida. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andre Luis Rosa, Universidade Estadual de Maringá

André Rosa transita entre as artes da cena e do audiovisual, a pedagogia e os saberes anticoloniais. Artista e pesquisador das Poéticas do Corpo e das Imagens em Movimento. É docente na Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Estudos Artísticos (Teatrais e Performativos) pela Universidade de Coimbra/Portugal. Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA. Licenciado em Educação Artística - Habilitação Plena em Artes Cênicas pela UNESP. Trabalha há mais de 25 anos com as artes da cena e o audiovisual, atuando em mais de 35 trabalhos artísticos entre o ao vivo e o mediado tecnologicamente. Fundou o Movimento Sem Prega (Brasil/Portugal) e o Núcleo de Estudos e Criação Cênico-Visual (CNPq/UEM): ambos investigam as dimensões culturais, políticas, espirituais, sexuais/gendéricas e linguísticas, funcionando como uma estrutura laboratorial nômade em arte, educação e mediações tecnológicas.

Nathalia de Souza Mendes, Universidade Estadual de Maringá

Artista, pesquisadora e professora de Arte, licenciada em teatro pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente desenvolve pesquisas no campo da arte e educação com ênfase em tecnologias. A pesquisa foi realizada com subsídios do PIBIC/CNPq-FA-UEM 2022-2023, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, com a orientação do Prof. Dr. André Luís Rosa.

Downloads

Publicado

2024-09-23

Como Citar

Rosa, A. L., & de Souza Mendes, N. (2024). RASTROS DE REALIDADES: entre o ao vivo e as mediações tecnológicas na criação cênico-visual em arte e educação. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 11(1), 223–244. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v11n1a2024-40

Edição

Seção

Artes da Cena e as Tecnologias da imagem e do som: estratégias pedagógicas e processos composicionais