DANÇA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

K-pop e reverberações na graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v11n1a2024-32

Resumo

O texto investiga o k-pop. Como os alunos de uma graduação em Dança aprendem essa dança, oriunda de outro ponto do mundo? Como eles se tornam professores desse estilo e organizam suas aulas? Resgatam-se as relações da tecnologia e dança e, a seguir, adentra-se o universo da educação da Korean dance no Brasil. O ensaio desenvolve-se por meio de depoimentos, além de materiais disponíveis sobre o tema. Conhecer essa modalidade, sucesso entre jovens acadêmicos, traz para a universidade um maior diálogo entre o velho e o novo. Conclui-se que, quando os docentes se aproximam do mundo dos jovens graduandos, tornam-se mais aptos a ajudá-los a relacionar o que aprendem na academia ao que lhes é mais significativo.

Palavras-chave: educação pela mídia, técnicas de ensino-aprendizagem, aula, prática de dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Pilla do Valle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e no Curso de Graduação em Dança. Bolsista Capes/PRINT/UFRGS para realização de Estágio de Professor Visitante na Coventry University/Centre for Dance Research (C-DaRE/Reino Unido). Doutora em Educação pela UFRGS, Mestre em Dança pela NYU e Especialista em Análise do Movimento Corporal pelo LIMS/NY. E-mail: flavia.valle@ufrgs.br

Mônica Fagundes Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e no Curso de Graduação em Dança. Bolsista Capes para realização de Pós-Doutorado na Coventry University/C-DaRE, Doutora em Estudos e Práticas Artísticas pela Université du Québec à Montréal (Canadá), Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e Licenciada em Educação Física pela UFRGS. E-mail: modantas67@gmail.com

Downloads

Publicado

2024-09-23

Como Citar

Valle, F. P. do, & Dantas, M. F. (2024). DANÇA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: K-pop e reverberações na graduação. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 11(1), 74–94. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v11n1a2024-32

Edição

Seção

Artes da Cena e as Tecnologias da imagem e do som: estratégias pedagógicas e processos composicionais