BIOTECNOLOGIAS DA CENA

generética do corpoluz e filosofia estética das encruzitravas

Autores

  • Dodi Tavares Borges Leal Professora da área de Artes Cênicas (Iluminação e novas tecnologias aplicadas ao corpo e à cena) do Centro de Formação em Artes (CFA) e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) do Campus Sosígenes Costa (CSC) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). http://orcid.org/0000-0002-1875-8616

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v11n1a2024-38

Resumo

Quais os limites do corpo e da tecnologia? Para que a cena teatral torne-se uma interface entre os aparatos orgânicos e maquínicos, ela precisa atender a quais pressupostos? De que modo as experiências atitudinais de gênero se organizam em valores estéticos e éticos da teatralidade? Este ensaio visa analisar alguns elementos provenientes das obras do teatrólogo brasileiro Augusto Boal e do filósofo espanhol Paul Preciado a fim de compreender o estatuto das biotecnologias da cena teatral atual. Considerando as corporalidades maquínicas e as tecnologias de gênero como imbricamentos que convocam a pensar os estremecimentos da ontologia diante dos discursos do “fim do corpo” e do “fim do gênero”, este estudo toma a composição corpoluz como um sintagma da inseparabilidade do circuito orgânico-maquínico. Para além do campo da iluminação cênica ou de outros dispositivos tecnológicos do fazer teatral, este texto aborda também alguns conjuntos conceituais que solicitam novas reflexões. Neste sentido, o pensamento sensível elaborado por Boal (2009), por exemplo, hoje poderia tensionar-se com as biotecnologias do pornopoder e com as estéticas dos tecnoecossistemas, como nos incita Preciado (2018). As decisões éticas de gênero da contemporaneidade, aqui cunhadas de generética, promovem inflexões transfeministas que se organizam não em encruzilhadas, mas em encruzitravas.

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Biografia do Autor

Dodi Tavares Borges Leal, Professora da área de Artes Cênicas (Iluminação e novas tecnologias aplicadas ao corpo e à cena) do Centro de Formação em Artes (CFA) e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) do Campus Sosígenes Costa (CSC) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Professora (Classe A, Adjunta-A, Nível 1) do Centro de Formação em Artes (CFA) e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) do Campus Sosígenes Costa (CSC) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Doutora em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), com estágio doutoral no programa de Doutoramento em Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, concentração na área de Estudos Teatrais e Performativos. Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (CAC/ECA/USP). Habilitada em Cinema e vídeo no Baccalauréat interdisciplinaire en arts da Université du Québec à Chicoutimi (UQAC, Québec-Canadá). Foi Visiting Scholar em: 1) Latinx Theatre Project Class at the Program of Spanish & Portuguese Studies of the Department of Languages, Literatures & Cultures of College of Humanities & Fine Arts of University of Massachusetts Amherst - United States of America e 2) Contextual Painting course at the Academy of Fine Arts Vienna - Austria. Técnica em interpretação teatral pelo Teatro Escola Macunaíma. Bacharel em Ciências Contábeis e mestre em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, onde pesquisou métodos dramáticos no ensino da Contabilidade e o Teatro do Oprimido no programa de Orçamento Participativo de Santo André. Estudou Teatro do Oprimido com Augusto Boal e CTO-Rio, participando de diversos festivais nacionais e internacionais. Acompanhou o trabalho de grupos e curingas de TO no Brasil, Argentina, Turquia, Espanha, Inglaterra, Portugal, França, Chile, Bolívia e Canadá. No ensino superior acumula as seguintes experiências: auxiliar pedagógica de cursos de pós-graduação da Fipecafi e da Fia; professora de Comunicação, Expressão e Equipe no MBA Controller da Fipecafi; professora do MBA Controller da USCS; professora da graduação da Fecap (orientadora de TCCs) e professora de Corpo e Movimento e Didática e Prática de Ensino na graduação em Licenciatura em Música da Faculdade Carlos Gomes (Uniesp). Foi professora de Artes da rede pública do estado de São Paulo (EE Fidelino de Figueiredo, tendo atuado também na EE Miss Browne, EE de São Paulo e EE Alarico). Desde 1999 trabalha como atriz em espetáculos de teatro e em 2005 fundou o Coletivo Metaxis de Teatro do Oprimido, o qual dirigiu até 2018.

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Publicado

2024-09-23

Como Citar

Tavares Borges Leal, D. (2024). BIOTECNOLOGIAS DA CENA: generética do corpoluz e filosofia estética das encruzitravas . Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 11(1), 188–204. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v11n1a2024-38

Edição

Seção

Artes da Cena e as Tecnologias da imagem e do som: estratégias pedagógicas e processos composicionais