A CÂMERA DO BUTÔ

performance, tecnologia e pedagogia em cena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v11n1a2024-33

Resumo

O artigo descreve parte de uma pesquisa acadêmica que se utiliza de práticas orientais como base criativa para o desenvolvimento das relações entre os performers e as tecnologias audiovisuais em cena. Está dividido em quatro momentos: o primeiro identifica o recrudescimento das hibridizações entre Oriente/Ocidente que vêm transformando processos de criação e espetáculos contemporâneos. O segundo apresenta e contextualiza a prática do butô desde sua origem até seu aparecimento no sul do Brasil. O terceiro momento descreve os procedimentos dessa expressão artística que foram experimentados como forma de fundamentar a performance dos participantes. A última parte aponta como essa expressão transformou as relações entre os performers e as tecnologias audiovisuais utilizadas em cena.

Palavras-chave: Butô, processos de criação, teatro e tecnologias.

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Publicado

2024-09-23

Como Citar

bellotto, lisandro, & Vidmar, M. E. (2024). A CÂMERA DO BUTÔ: performance, tecnologia e pedagogia em cena. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 11(1), 95–113. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v11n1a2024-33

Edição

Seção

Artes da Cena e as Tecnologias da imagem e do som: estratégias pedagógicas e processos composicionais