INFÂNCIAS, HISTÓRIAS E MATERIALIDAES

O contar histórias através do espaço

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n2a2023-04

Resumo

Este artigo traz uma reflexão das ações artísticas e pedagógicas desenvolvidas com três turmas da E. M. de Educação Infantil Jean Piaget em Uberlândia/MG. As experimentações investigaram a importância da ambientação cênica e das materialidades na construção de contações de histórias com a primeira infância, partindo-se do pressuposto de que as crianças podem participar, contar e narrar histórias por meio de uma organização espacial e do uso de objetos, como um recurso pedagógico, além de ser uma ação fruidora de processos artísticos e motivadora do desenvolvimento das crianças, abrangendo as questões físicas, cognitivas, emocionais e sociais.

Biografia do Autor

  • Flávia Janiaski, Professora da Universidade Federal da Grande Dourados

    Doutora em Artes Cênicas pela UFBA, com bolsa de doutorado sanduiche pela CAPES na University of Massachusetts/Boston no programa de Early Childhood Education.
    Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e Graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela mesma universidade.
    Trabalhou como Professora Colaboradora na mesma instituição na área de Teatro Educação e Produção Cultural. Além de trabalhar com Produção Cultural em diversos
    projetos Municipais e Estaduais e trabalhar como produtora da Harmônica Arte e Entretenimento. Tem experiência em Artes, com ênfase em Teatro-Educação, Produção
    Cultural, Contação de História, Orientação de Estágio, Improvisação e Montagem Teatral. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados
    (UFGD) no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Artes Cênicas, onde já atuou como Coordenadora Pedagógica do Curso, e presidente da Comissão de Estágio
    Supervisionado do Curso de Artes Cênicas – COES/Artes Cênicas, além de Coordenar o SubProjeto de Teatro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
    (PIBID)/UFGD.

  • Merinês de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

    Professora na Rede Municipal de Uberlândia/MG, na EMEI Jean Piaget. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário do Triângulo. Mestre em Artes Cênicas pelo Prof-Artes - Universidade Federal de Uberlândia-UFU (pesquisa concluída em 2022), sob a orientação da professora Dª Flávia Janiaski. meiriness@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Pedagogia das Artes Cênicas: outras epistemologias - volume 1

Como Citar

INFÂNCIAS, HISTÓRIAS E MATERIALIDAES : O contar histórias através do espaço . (2023). Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 10(02), 64-82. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n2a2023-04