INFANCIA, CUENTOS Y MATERIALES

Contando historias a través del espacio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n2a2023-04

Resumen

Este artículo reflexiona sobre las acciones artísticas y pedagógicas desarrolladas con tres clases en la E. M. de Educación Infantil Jean Piaget en Uberlândia/MG. Los experimentos investigaron la importancia de la escenografía y las materialidades en la construcción de narraciones con la primera infancia, partiendo del supuesto de que los niños pueden participar, contar y narrar historias a través de la organización espacial y el uso de objetos, como recurso pedagógico, además de ser una acción que disfruta de los procesos artísticos y motiva el desarrollo de los niños, abarcando aspectos físicos, cognitivos, emocionales y sociales.

Biografía del autor/a

  • Flávia Janiaski, Professora da Universidade Federal da Grande Dourados

    Doutora em Artes Cênicas pela UFBA, com bolsa de doutorado sanduiche pela CAPES na University of Massachusetts/Boston no programa de Early Childhood Education.
    Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e Graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela mesma universidade.
    Trabalhou como Professora Colaboradora na mesma instituição na área de Teatro Educação e Produção Cultural. Além de trabalhar com Produção Cultural em diversos
    projetos Municipais e Estaduais e trabalhar como produtora da Harmônica Arte e Entretenimento. Tem experiência em Artes, com ênfase em Teatro-Educação, Produção
    Cultural, Contação de História, Orientação de Estágio, Improvisação e Montagem Teatral. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados
    (UFGD) no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Artes Cênicas, onde já atuou como Coordenadora Pedagógica do Curso, e presidente da Comissão de Estágio
    Supervisionado do Curso de Artes Cênicas – COES/Artes Cênicas, além de Coordenar o SubProjeto de Teatro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
    (PIBID)/UFGD.

  • Meirinês Severino de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

    Professora na Rede Municipal de Uberlândia/MG, na EMEI Jean Piaget. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário do Triângulo. Mestre em Artes Cênicas pelo Prof-Artes - Universidade Federal de Uberlândia-UFU (pesquisa concluída em 2022), sob a orientação da professora Dª Flávia Janiaski. meiriness@yahoo.com.br

Publicado

2023-12-30

Número

Sección

Pedagogia das Artes Cênicas: outras epistemologias - volume 1

Cómo citar

INFANCIA, CUENTOS Y MATERIALES: Contando historias a través del espacio. (2023). Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 10(02), 64-82. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n2a2023-04