POÉTICAS NEGRAS

Encruzilhadas entre a cosmovisão africana e o ensino de teatro

Autores

  • Vinícius da Silva Lirio UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL
  • Eneida Campos de Carvalho e Silva

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n2a2023-10

Resumo

Este artigo compartilha possibilidades para construção de poéticas negras no ensino de
Teatro, a partir dos princípios da cosmovisão africana. Para tanto, o pensamento de
estudiosos/as como Leda Maria Martins (1995; 2002) e Evani Tavares Lima (2010) entre
outros pesquisadores voltados para artes e epistemologias afrocentradas, atravessa
teoricamente o estudo aqui partilhado. Intenta-se, assim, instigar outros/as professores/as
a arquitetar propostas de criação próprias, considerando essas referências afrocentradas,
no sentido de construir experiências estéticas com os estudantes. Essa escrita parte de
(auto)narrativas, em uma abordagem metodológica que inclui a (auto)etnografia e o
método cartográfico.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Lirio, V. da S., & Campos de Carvalho e Silva, E. (2023). POÉTICAS NEGRAS: Encruzilhadas entre a cosmovisão africana e o ensino de teatro. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 10(02), 180–193. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n2a2023-10

Edição

Seção

Pedagogia das Artes Cênicas: outras epistemologias - volume 1