NEGRITUDE E OPACIDADE:

a Poética da Relação como metodologia de análise da cena

Autores

  • Lucas Bebiano Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n3a2024-20

Resumo

O presente trabalho propõe o uso da Poética da Relação de Édouard Glissant, escritor e pensador da Diáspora Negra, como metodologia de análise da cena. Glissant desenvolve essa abordagem para identificar, o que ele chama de elementos da “linguagem crioula” em determinado objeto de estudo. Nesse movimento, foi produzido um desdobramento crítico do solo NoirBLUE (2017) da artista franco-brasileira Ana Pi. Essa articulação entre a poética de Pi e o pensamento glissantiano, fomentaram a discussão acerca dos processos de revalorização da negritude nas Américas, e da presença de opacidade em trabalhos artísticos. Promovendo novos olhares e ideias acerca da leitura e prática contemporânea das artes da cena não ocidentais.

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Publicado

2024-06-24

Como Citar

Bebiano, L. (2024). NEGRITUDE E OPACIDADE:: a Poética da Relação como metodologia de análise da cena. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 10(3), 92–104. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n3a2024-20

Edição

Seção

Pedagogia das Artes Cênicas: outras epistemologias - volume 2