POR QUE BRECHT VISITOU A MINHA ESCOLA?

uma proposta de experimentação cênica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n2a2023-11

Resumo

Este artigo busca refletir acerca da proposta de experimentação cênica no contexto da disciplina Eletiva de Base Por que Brecht visitou a minha escola? a partir do processo de criação da cena O grande acordo: história de um almoço, produzida por alunos(as) do Ensino Médio, do Centro Educa Mais Menino Jesus de Praga, São Luís, Maranhão. O artigo apresenta as etapas que compreendem desde os estudos sobre a teoria do teatro didático, de Bertolt Brecht, assim como a proposta pedagógica da Eletiva de Base, perpassando pela prática de construção de roteiro e composição da cena, a fim de contribuir para uma prática que permita ao educando espectador/atuante ter uma visão mais crítica da sociedade. A prática resultou na formulação de uma proposta que visa desenvolver processos de criação-aprendizagem contribuindo para o reconhecimento de fenômenos estéticos.

Biografia do Autor

  • Idaiana da Silva Neves Pereira, UFMA

    Universidade Federal do Maranhão. Mestrado PROF-ARTES (UFMA-UFSC) com pesquisa concluída em março de 2023; orientadora: Profa. Gisele Soares de Vasconcelos. Professora da rede pública de ensino do Estado do Maranhão

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Pedagogia das Artes Cênicas: outras epistemologias - volume 1

Como Citar

POR QUE BRECHT VISITOU A MINHA ESCOLA? : uma proposta de experimentação cênica. (2023). Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 10(02), 194-213. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n2a2023-11