CPTZINHO

Um estudo sobre sete de suas práticas corporais e a relevância do curso na formação do ator

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n3a2024-16

Resumo

O presente artigo consiste em uma pesquisa sobre sete exercícios de corpo praticados no Curso de Introdução ao Método do Ator – mais conhecido como CPTzinho – e uma análise sobre a relevância desse espaço de formação para o desenvolvimento técnico-expressivo do ator. Por meio deste estudo investigativo, foi possível documentar e sistematizar princípios pedagógicos dessas práticas corporais, levando em consideração o objetivo principal do curso, que é formar atores, segundo o método desenvolvido por Antunes Filho. A metodologia utilizada se deu pelo levantamento bibliográfico e referencial a respeito de Antunes Filho, do CPT e CPTzinho.  Ademais, foram realizadas entrevistas com os professores do curso do ano de 2015 – ano em que fui aluno do curso. Para fundamentar a pesquisa, empreendeu-se as leituras de Milaré (1994; 2010), Guimarães (1998), Paula (2014) e Batista (2019).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-06-24

Como Citar

Sabatini, L. (2024). CPTZINHO: Um estudo sobre sete de suas práticas corporais e a relevância do curso na formação do ator. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 10(3), 24–42. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n3a2024-16

Edição

Seção

Pedagogia das Artes Cênicas: outras epistemologias - volume 2