“TEATRO É COISA DE GAY?”

corpo, discurso e educação estética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n2a2023-13

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir os tensionamentos discursivos e produções de sentido entre teatro, masculinidades e a(s) homossexualidade(s) nos discursos que circulam em uma plataforma brasileira on-line de perguntas e respostas. A análise se debruça sobre a pergunta ‘Teatro é coisa de gay?’ e suas diversas respostas formuladas a partir de um processo de interação virtual. Os resultados permitem a discussão de aspectos relacionados à educação em Artes do Corpo e da Cena, especialmente àqueles vinculados ao escopo temático da investigação: Seria o teatro um reduto homossexual? Uma prática desviante? Um refúgio para as masculinidades dissidentes?

Biografia do Autor

  • Andrio Robert Lecheta, Universidade Federal do Paraná

    Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR - Linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Educação/LiCorES, Bolsa CAPES). Mestre em Educação (PPGE/UFPR, Bolsa CAPES). Produtor Cênico (UFPR).

  • Jean Carlos Gonçalves, Universidade Federal do Paraná

    Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP/CNPq). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB/CAPES). Licenciatura e Bacharelado em Teatro pela FURB. Professor da área de Linguagem, corpo e educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR – Linha LiCorEs). Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande (PPGL/FURG). Pesquisador com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Pedagogia das Artes Cênicas: outras epistemologias - volume 1

Como Citar

“TEATRO É COISA DE GAY?”: corpo, discurso e educação estética. (2023). Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 10(02), 226-248. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n2a2023-13