O VIVER NAS BRECHAS

a arte, o teatro e o ensino descolonizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n3a2024-22

Resumo

O pensamento descolonial (MIGNOLO, 2008) para o ensino de Teatro propõe outras perspectivas pedagógicas, mediado pelas abordagens de Freire (2020) e Boal (1987) e com a premissa da Arte como área do conhecimento que os discursos coloniais e hegemônicos excluem quando não pensados/feitos na visão Ocidental linear. Fazeres/saberes descoloniais vivem nas brechas do sistema acadêmico, mas re-existem evidenciando perspectivas educacionais outras aos corpos das diferenças.

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Biografia do Autor

Marcos Antônio Bessa-Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Artista Visual, descolonial,; Professor dos Cursos de Dança e Teatro (Graduação Licenciaturas), na Cadeira de Artes Visuais, e do Programa de Mestrado Profissional em Educação – PROFEDUC – da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS na Unidade Universitária de Campo Grande – UUCG - Brasil. Pós-doutor em Estudos de Linguagens UFMS; Doutor em Artes Visuais pelo IA-Unicamp, Mestre em Estudos de Linguagens e Graduado em Artes Visuais – Licenciatura – Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É líder do Grupo de Pesquisa NAV(r)E – Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas (certificado pela UEMS/CNPq. E-mail: marcosbessa@uems.br

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Publicado

2024-06-24

Como Citar

Pavan, V., & Bessa-Oliveira, M. A. (2024). O VIVER NAS BRECHAS: a arte, o teatro e o ensino descolonizados. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 10(3), 120–135. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n3a2024-22

Edição

Seção

Pedagogia das Artes Cênicas: outras epistemologias - volume 2