O ARTIVISMO DA PROXIMIDADE E A CRIAÇÃO DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A PARTIR DA ESCUTA:
da Vigília Lula Livre a outras comunidades de luta
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n2a2023-08Resumo
Neste artigo apresento aspectos do Artivismo da proximidade com base na análise de uma performance do grupo Salmonela Urbana Cia, em conjunto com o grupo Práticas e processos de performances e intervenções (UNESPAR), que aconteceu nas comunidades temporárias: Vigília Lula Livre, Comunidade Indígena e Livraria feminista. Foram analisadas especificidades presentes em cada uma delas que se transformaram em procedimentos metodológicos e as implicações pedagógicas intrínsecas aos seus modos de fazer. O mote foi a escuta como abertura para a criação de procedimentos e o diálogo entre as diversas subjetividades para a construção de sua forma de fazer. A base teórica foi: Paulo Freire, Larossa Bondia, Eleonora Fabião, Oscar Cornago, Marcelo Expósito, Claire Bishop, Nicolas Bourriaud.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).