AUTONOMIA E CRITICIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DANÇA EM CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Verônica Pimenta Universidade Federal de Roraima (UFRR)

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n1a2023-06

Resumo

Resumo

Neste artigo produziram-se entrelaçamentos entre escritos de Paulo Freire, leituras sobre o autor, sobre o ensino-aprendizagem da Dança e reflexões sobre a práxis de artista professor(a) em contexto escolar. A metodologia é composta por revisão de literatura e por apreciação de registros cognoscentes – desenhos, rabiscos e escritos relativos à experiência em Dança. Na discussão, relaciona-se o exercício da autonomia ao cultivo de gestos de criticidade, como fazer indagações e exercitar a indignação contra práticas conformistas e estruturas disciplinares. Relacionam-se também elementos da Pedagogia da Autonomia e da Pedagogia da Indignação ao ensino-aprendizagem da Dança rumo a uma Pedagogia da Expressão. Por fim, significa-se tal ensino-aprendizagem como construção de corpos-memórias da libertação, o que presume a prática artístico-educativa da Dança como exercício de liberdade estética e poética, além da vivência democrática de/entre corpos.

Palavras-chave: Dança; Ensino-Aprendizagem; Artista Professor(a); Paulo Freire.

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

Pimenta, V. (2023). AUTONOMIA E CRITICIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DANÇA EM CONTEXTO ESCOLAR. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 10(1), 80–96. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n1a2023-06