AS ARTES CÊNICAS NA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO:

A produção artística como forma de conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n1a2023-03

Resumo

Esse artigo é parte da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília-UNB, intitulada “As Artes Cênicas no Ensino Médio: estratégias pedagógicas para o estudo das obras propostas pelo PAS/UnB”. A pesquisa parte da reflexão sobre a experiência de Eduardo Fernandes como professor de Artes Cênicas, em escolas de ensino regular, da rede privada e pública, com o objetivo de desenvolver estratégias que conjuguem o ensino teórico à produção artística, proporcionando à/aos estudantes a experiência estética por meio de manifestações cênicas. A partir de referencial teórico delimitado (VELOSO, 2016; DESGRANGES, 2015, 2017; RANCIÈRE, 2012) o intuito do trabalho é apresentar algumas reflexões e propostas metodológicas acerca da relação entre estudante-atuante-espectador/a e professor/a-mediador/a, no contexto do ensino regular, em escolas particulares.

Palavras-chave: Pedagogia das Artes Cênicas; PAS/UnB; Ensino Médio; Pedagogia do Espectador

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Villas Bôas, Universidade de Brasília

Graduado em Jornalismo (2001), Mestre em Comunicação Social (2004), Doutor em Literatura (2009) pela Universidade de Brasília. Pós-Doutor em Artes Cênicas pela USP (2017). Professor da área de Ciências Humanas e Sociais do campus de Planaltina da UnB, do Mestrado Profissional em Artes e do PPG em Artes Cênicas do Instituto de Artes da UnB. Fez curso de formação de curingas pelo Centro do Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro com Augusto Boal, entre 2001 e 2005 (300 horas). Coordena o Coletivo Terra em Cena e integra a coordenação da Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do Distrito Federal. Membro do Conselho da revista de divulgação científica e cultural da revista Darcy, da Universidade de Brasília. Desde fevereiro de 2021 é diretor da UnBTV.

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Fernandes Batista, E., & LITVIN VILLAS BÔAS, R. (2023). AS ARTES CÊNICAS NA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO: : A produção artística como forma de conhecimento. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 10(1), 28–46. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n1a2023-03