CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E TEATRO DE BONECOS

Introdução à Educação Estética nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • JAILSON ARAUJO CARVALHO Universidade de Brasília / Secretaria de Educação
  • Junio Cesar Batista de Souza

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n1a2023-05

Resumo

O presente estudo de caso, com abordagem qualitativa, foi desenvolvido em uma escola púbica no Distrito Federal, com uma turma de estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental. Foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: uma oficina de Teatro de Bonecos, registro audiovisual e experimentações com a contação de histórias. A oficina de Teatro de Bonecos se deu nos horários destinados às experimentações artísticas da turma. Uma das justificativas para a pesquisa é a diversidade de caminhos que o Teatro de Bonecos pode proporcionar em sala de aula. Como resultado da oficina, os estudantes confeccionaram quatro tipos de bonecos e compartilharam suas histórias com a turma. Tal percurso possibilitou o primeiro momento sistemático de introdução à educação estética no referido ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

ARAUJO CARVALHO, J., & Batista de Souza, J. C. (2023). CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E TEATRO DE BONECOS: Introdução à Educação Estética nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 10(1), 62–79. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n1a2023-05