A EXPERIÊNCIA REVISITADA

TEATRO NA CLÍNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n1a2022-04

Resumo

O presente artigo trata-se de uma pesquisa já concluída, trazendo em relato a experiência da atividade realizada no CAPS ad – Centro de Atenção Psicosocial para usuários de álcool e outras drogas, uma instituição de Saúde Pública voltada a tratamento de transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Foram desenvolvidas atividades de teatro de formas animadas e alguns jogos teatrais do dramaturgo Augusto Boal. Esse trabalho conta com uma busca por uma metodologia de ensino do teatro no âmbito da saúde mental que possa permitir uma apropriação, por parte dos pacientes, dos conceitos próprios a linguagem teatral, e ao mesmo tempo, a interação e reiteração social destes por meio de exercícios e experiências com esta linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Duarte Benatti, Universidade de Brasília

Foto

Graduada em Administração com ênfase em Hotelaria pelo Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB (2005). Licenciada em Educação Artística: Artes Cênicas, pela Universidade de Brasília-UnB (2008). A monografia para a conclusão do curso, abordou a questão da inclusão das artes em oficinas terapêuticas no Centro de Atenção para usuário de álcool e outras drogas - CAPS ad. Pós-graduada com especialização em Hotelaria Hospitalar, pelo Centro de Excelência em Turismo-UnB (2009), dando desenvolvimento a pesquisa iniciada na graduação, ampliando o repertório sobre a inclusão das artes no processo de recuperação. Mestre em Artes Cênicas (2017), pela Universidade de Brasília-UnB. A dissertação explorou o teatro de bonecos do Mamulengo e a inclusão das mulheres, ressignificando a brincadeira. O trabalho foi selecionado como melhor dissertação na área de linguística, letras e artes junto ao prêmio UnB de dissertação e tese do ano de 2017. Atualmente é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas na UnB com bolsa da CAPES e membro do BASis do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Downloads

Publicado

2022-10-22

Como Citar

Benatti, B. D. (2022). A EXPERIÊNCIA REVISITADA: TEATRO NA CLÍNICA. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 10(1). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n1a2022-04