Evocando os corpos dos ausentes
Memórias incorporadas na poética do grupo cultural Yuyachkani
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v8n1a2021-11Resumo
O presente artigo debate como algumas memórias vinculadas à história peruana foram incorporadas pelas criadoras e criadores do grupo cultural Yuyachkani ao longo de sua trajetória. Através de trabalhos como "Adiós Ayacucho" (1990), "Rosa Cuchillo" (2002), "Hecho en el Perú: vitrinas para un museo de la memoria" (2001), "Sin título, técnica mixta" (2004) e "Con-cierto-olvido" (2010), é possível reconhecer um persistente comprometimento poético e político de seus artistas em buscarem evocar os inúmeros corpos ausentes, que foram torturados, desaparecidos e mortos em contextos como o conflito armado interno do Peru (1980-2000).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).