Tensionamentos presentes em algumas montagens e desmontagens do grupo cultural Yuyachkani

Antígona, Adiós Ayacucho e Hijo de Perra o la Anunciación

Autores

  • Mara Leal Universidade Federal de Uberlândia
  • Antonio Mello UFMG

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v8n1a2021-06

Resumo

Neste artigo apresentamos como o Yuyachkani tem revelado seus processos de criação através do dispositivo da desmontagem. Para trilhar essa vereda escolhemos discorrer sobre três trabalhos solos, dirigidos por Miguel Rubio Zapata, e seus distintos modos de revelar processos. Antígona, de Teresa Ralli, por ser a primeira desmontagem realizada pelo Yuyachkani, nos dá a possibilidade de vislumbrar como o grupo inicia esses experimentos de desvelar processos, diferenciando-o da demonstração técnica e, também, por ser um exemplo emblemático que teve várias apresentações no Brasil. Com Adiós Ayacucho, de Augusto Casafranca, discute-se a dificuldade de se desmontar processos, num diálogo entre ator e diretor. Por fim, com Hijo de Perra o la Anunciación, de Rebeca Ralli, um trabalho mais recente do grupo, temos a possibilidade de por em discussão como procedimentos com viés mais pedagógico oxigenam poéticas, abrindo possibilidades para outras formas de criação cênica. Nos três exemplos, o fio condutor é sempre o desejo do coletivo peruano em criar trabalhos que dialoguem com a história recente de seu país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Leal, Universidade Federal de Uberlândia

Atriz-performer-pesquisadora. Docente do Curso de Teatro, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES). Desenvolve pesquisa sobre Cena Contemporânea e Performance na interface entre criação e práticas artístico-pedagógicas. Coordenadora do grupo Berros, integra o GEAC (CNPq) e a equipe editorial da Revista Rascunhos. Dentre as ações do grupo, organizou os InterFaces e os dossiês sobre Desmontagem (2013/14) e Performance e Pedagogia (2016/17), publicados na Revista Rascunhos. É autora do livro Performance e(m) Memória (EDUFU, 2014) e de artigos de divulgação de suas pesquisas. Em 2017 realizou o pós-doutorado Performance e pedagogias: poéticas e políticas do corpo, com foco nos procedimentos de desmontagem cênica e reperformance, entre o México e a Espanha:  Universidad Autónoma Metropolitana (Cuajimalpa-México-DF) e Universidad Castilla-La Mancha (Cuenca), com apoio da Fapemig. Em 2018, organizou em conjunto com Ileana Diéguez o livro Desmontagens: Processos de pesquisa e criação nas artes da cena (7Letras). Faz parte do Comitê Editorial da Revista ouvirOUver.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Leal, M. L., & Mello Neto, A. A. B. (2021). Tensionamentos presentes em algumas montagens e desmontagens do grupo cultural Yuyachkani: Antígona, Adiós Ayacucho e Hijo de Perra o la Anunciación. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 8(1), 86–107. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v8n1a2021-06