Tensionamentos presentes em algumas montagens e desmontagens do grupo cultural Yuyachkani
Antígona, Adiós Ayacucho e Hijo de Perra o la Anunciación
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v8n1a2021-06Resumo
Neste artigo apresentamos como o Yuyachkani tem revelado seus processos de criação através do dispositivo da desmontagem. Para trilhar essa vereda escolhemos discorrer sobre três trabalhos solos, dirigidos por Miguel Rubio Zapata, e seus distintos modos de revelar processos. Antígona, de Teresa Ralli, por ser a primeira desmontagem realizada pelo Yuyachkani, nos dá a possibilidade de vislumbrar como o grupo inicia esses experimentos de desvelar processos, diferenciando-o da demonstração técnica e, também, por ser um exemplo emblemático que teve várias apresentações no Brasil. Com Adiós Ayacucho, de Augusto Casafranca, discute-se a dificuldade de se desmontar processos, num diálogo entre ator e diretor. Por fim, com Hijo de Perra o la Anunciación, de Rebeca Ralli, um trabalho mais recente do grupo, temos a possibilidade de por em discussão como procedimentos com viés mais pedagógico oxigenam poéticas, abrindo possibilidades para outras formas de criação cênica. Nos três exemplos, o fio condutor é sempre o desejo do coletivo peruano em criar trabalhos que dialoguem com a história recente de seu país.
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