O diálogo como potência de criação teatral na escola

Autores

  • Barbara Leite Matias Universidade Federal de Uberlândia- UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v7n2a2020-13

Resumo

Esse ensaio apresenta uma possível reflexão através dos conceitos do educador brasileiro Paulo Freire em conexão com a ação do ensino teatral. Tendo como mote jogos e improvisação compartilhado na escola pública foi possível experimentar nesse cotidiano como os conceitos intrínsecos a prática e filosofia do trabalho do ator se aproximam da perspectiva de educação de Freire, nesse sentido buscará também refletir como é possível verificar e aplicar esses procedimentos de atuação teatral através do cotidiano escolar e a partir essencialmente da troca entre os educandos e educador.

Palavras Chave: Teatro na escola, processo criativo, Diálogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Leite Matias, Universidade Federal de Uberlândia- UFU

Barbara Leite Matias é atriz, performer e professora de teatro, gestora no espaço de cultura Casa Ninho, Crato, CE. Mestra em Artes pelo Programa de Pós- Graduação em Artes/Subárea Teatro: Mestrado Acadêmico da Universidade Federal de Uberlândia/UFU, onde desenvolveu a pesquisa; Cotidiano de Teatro de Grupo do Cariri Cearense: Grupo Ninho de Teatro e Coletivo Atuantes em Cena (2015/2017). Durante a Licenciatura em Teatro pela Universidade Regional do Cariri- URCA (2011- 2015) foi bolsista no Programa de Iniciação á Docência PIBID/CAPES. A mesma é coordenadora pedagógica da Escola Carpintaria da Cena ? formação livre em teatro e tradição, organizado pela Casa Ninho e Grupo Ninho de Teatro(2018/2020). Atuou como professora temporária de Artes da E.E.E.P Maria Violeta Arraes de A. Gervaiseau (2018). Foi supervisora do Programa Institucional de Iniciação á Docência, PIBID/CAPES/ARTES em parceria com o curso de Teatro da Universidade Regional do Cariri, URCA (2018/2019). Barbara Leite faz parte da fundação do Coletivo Atuantes em Cena, Grupo Arruaça e Coletivo Escoamento. Possui registro de atriz pelo Sindicato dos Artistas do Ceará junto ao ministério do Trabalho e emprego sob o número; 0001784/ CE. Desde 2017, tem atuado na construção de dramaturgias para teatro, entre eles, as seguintes montagens; Cardinal (2017/2019), Amarelo (2018/2019) e Carcará (2019). 

Downloads

Publicado

2020-10-20

Como Citar

Matias, B. L. (2020). O diálogo como potência de criação teatral na escola. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 7(2), 226–236. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v7n2a2020-13