CORPO EM CENA: uma Poética (Des)velada da Rostidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v6n2a2019-08

Resumo

Aqui partilho, de forma figurada, uma poética  que re(vela) um treinamento cênico de experimentações dado por um véu que cobre o rosto.  Mostro figuras de véu nas quais improviso cenas em silêncio com o rosto coberto. Em seguida, implico as sensações do corpo ao conceito operativo de rostidade de Gilles Deleuze para, sensivelmente, desfazer esse rosto e encontrar outros modos de corpo em cena na relação com a mímica de Ettiénne Decroux.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Ferreira da silva, UFT- Universidade Federal do Tocantins


Atriz Mímica - Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins - UFT
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC 
https://teatrodemimagens.wixsite.com/renataferreira

Referências

BRAGA, Bia. Decupagem e decomposição na criação de um corpo cênico insólito: alguns aspectos da pesquisa prática de

BRAGA, Bia. Ettiénne Decroux e a artesania de ator: caminhada para a soberania. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica a representação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica a representação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2013. LOUIS, Luis. A mímica total: um inédito e profundo estudo desta arte no Brasil e no Mundo, São Paulo: Ed. Giostri, 2014.

COPEAU, Jacques. <> [Uma Tentativa de Renovação Dramática. O Teatro do Vieux-Colombier (O Velho-Pombal), In.: Registres I: Appels [Registros I, Apelos]. Textos coletados e estabelecidos por Marie-Hélène-Dasté e Suzane Maistre Saint-Denis. Notes de Claude Sicard. Col. Pratique du Théâtre [Prática do Teatro]. Paris: Gallimard, 1974. Tradução. José Ronaldo Faleiro. Apud GODINHO, Mariana e FALEIRO, José Ronaldo. O espírito de Jacques Copeau. In: Da Pesquisa

DECROUX,

DELEUZE, Gilles & GUATARRI, Félix. Mil Platôs. Trad. Aurélio Guerra Neto; Ana Lúcia de Oliveira; Lúcia Cláudia Leão; Suely Rolnik. Vol.3. São Paulo: Editora 34, 1996.

LAKOFF, Georg. Metáforas da vida cotidiana. Campinas, SP Mercado das Letras, Educ,2002.

LECOQ, Jacques. O corpo poético: Uma pedagogia teatral. Trad. Marcelo Gomes. São Paulo: Editora Senac. 2010.

LOUIS, Luis. A mímica total: um inédito e profundo estudo desta arte no Brasil e no Mundo. São Paulo: ed. Giostri, 2014.

MACHOSKI, Luciana Holanda. O Ator para Jacques Copeau. Iniciação Científica, Florianópolis: Universidade Estadual de Santa Catarina

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução. J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.

VALERY, Paul. Introdução ao método de Leonardo da Vinci. Tradução de Geraldo Gérson de Souza. Ed. Bilíngue. São Paulo, Ed.34,2006.

Downloads

Publicado

2019-07-24

Como Citar

da silva, R. F. (2019). CORPO EM CENA: uma Poética (Des)velada da Rostidade. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 6(2). https://doi.org/10.14393/RR-v6n2a2019-08

Edição

Seção

Poéticas do Corpo em Cena