O CORPO EM MÚLTIPLAS CENAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RR-v6n2a2019-11Resumo
Neste texto-ensaio procuro fazer uma breve reflexão inspirada no tema proposto para esta revista: poéticas do corpo em cena. Um depoimento do meu caminho na arte, na pesquisa - técnica, dramaturgia, linguagem - e na docência, entremeado com reflexões. As atividades de artista, de pesquisador e de professor são contaminadas, friccionadas num mesmo corpo.
Downloads
Referências
BROOK, Peter. A porta aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
COUTINHO, Eduardo Tessari. O mimo e a mímica: Uma contribuição para a formação do ator brasileiro. 1993. 123. Dissertação Programa em Artes ECA-USP, São Paulo, 1993.
COUTINHO, Eduardo Tessari. Uma Cena Precisa: Procedimentos para uma cena quase pronta. 2000. 219. São Paulo, Tese Programa em Artes ECA-USP, São Paulo, 2000.
FO, Dario. Manual Mínimo do Ator. São Paulo: Ed. Senac, 2004.
MORENO, Jacob L. Quem sobreviverá? Fundamentos da sociometria, da psicoterapia de grupo e do sociodrama. Edição do estudante. São Paulo: Daimon, 2008.
REY, Alain. Au coeur du mime, la miméses. In: LECOQ, Jacques (org.). Le théâtre du geste. Mime et acteurs. Paris (França): Bordas, 1987. p. 11-13.
RODRIGUES, Rosane. Teatro de Reprise: Improvisando com e para grupos. São Paulo: Ágora, 2016.
TAVARES, Gonçalo M. Atlas do Corpo e da Imaginação. Alfragide (Portugal): Editorial Caminho, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).