DE GALA A ISADORA: uma breve investigação sobre o corpo cênico na Pedagogia do Teatro
DOI:
https://doi.org/10.14393/RR-v6n2a2019-10Resumo
Este artigo traz um relato sobre como o espetáculo Gala, criado pelo coreógrafo francês Jérôme Bel, foi tomado como ponto de partida para a criação do exercício cênico Isadora, um espetáculo de plagiocombinação, desenvolvido no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Pernambuco.
Downloads
Referências
ABUJAMRA, Marcia. Gala: protagonizando a dança das nossas vidas. São Paulo: Revista Sala Preta, Vol. 17, nº 1, ECA/USP, 2017, p. 77 - 90.
BURNIER, Luís Otávio. A Arte do Ator. Da técnica à Representação. São Paulo: Editora da Unicamp, 2001.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1989.
FABI
FERRACINI, Renato. Café com queijo: corpos em criação. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores: Fapesp, 2006.
LECOQ, Jacques. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Edições SESC SP, 2010.
PAVIS, Patrice. Dicionário da performance e do teatro contemporâneo. São Paulo: Perspectiva, 2017.
PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Para alimentar o desejo de teatro. São Paulo: Hucitec, 2015.
ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
SALVATTI, Fábio. Universidade do Estado de Santa Catarina: A plagiocombinação como estratégia dramatúrgica na cibercultura. 2004. Dissertação (Mestrado)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).