RASTRO COMO PRESENÇA DE UMA AUSÊNCIA: Sete Movimentos dos Corpos de Encenadore(a)s

Autores

  • Bárbara Tavares Santos Universidade Federal do Tocantins UFT http://orcid.org/0000-0002-3628-555X
  • Francis Wilker de Carvalho Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v6n2a2019-05

Resumo

A partir das noções de corpo de Eleonora Fabião (2009) e de rastro de Jeanne Marie Gagnebin (2006), analisa-se a presença de rastros deixados nas ausências dos corpos de encenadore(a)s na resultante cênica. Propõem-se sete movimentos dos corpos, elencados das trajetórias, vivências, de um encenador e de uma encenadora perpassados por relatos e reflexões de mulheres, encenadoras e teóricas, que oferecem outras lentes para pensarmos a prática da encenação em nossos dias.

Palavras-chave: rastro, corpo, encenação

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Biografia do Autor

Bárbara Tavares Santos, Universidade Federal do Tocantins UFT

Graduada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília UnB, licenciada em Artes Cênicas pelo (Proform) da Universidade Católica de Brasília e mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO. Atualmente é professora auxiliar do curso de licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins UFT , coordenou o Programa Institucional de Iniciação a Docência PIBID de 2014 a 2018. Atuou como professora do curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes em Brasília, como professora de Artes Cênicas do Ensino Básico da Secretaria de Estado de Educação do (DF) e como coordenadora artística de 05 Edições do Festival de Teatro na Escola, projeto voltado para professores-encenadores e estudantes da rede de Ensino Básico das escolas públicas do (DF). Integra o Núcleo Entrama - Núcleo de Encenação, Treinamento e Drama - um Programa de Extensão da UFT de caráter permanente que busca diálogos artísticos e pedagógicos entre a universidade e a comunidade. Desenvolve projetos na área de Artes Cênicas, com ênfase nos seguimentos de ensino de teatro, direção-encenação e relações entre teatro, imagem, corpo, cinema e televisão.

Francis Wilker de Carvalho, Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Diretor teatral, performer, professor, pesquisador e curador. Doutorando em Artes pela ECA/USP, mesma instituição onde se titulou Mestre em Artes (2014) na área de concentração Teoria e Prática do Teatro. Especialista em Direção Teatral (2012) pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Licenciado em Artes Cênicas (2003) pela Universidade de Brasília.

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Publicado

2019-04-04

Como Citar

Santos, B. T., & Carvalho, F. W. de. (2019). RASTRO COMO PRESENÇA DE UMA AUSÊNCIA: Sete Movimentos dos Corpos de Encenadore(a)s. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 6(2). https://doi.org/10.14393/RR-v6n2a2019-05

Edição

Seção

Poéticas do Corpo em Cena