RASTRO COMO PRESENÇA DE UMA AUSÊNCIA: Sete Movimentos dos Corpos de Encenadore(a)s
DOI:
https://doi.org/10.14393/RR-v6n2a2019-05Resumo
A partir das noções de corpo de Eleonora Fabião (2009) e de rastro de Jeanne Marie Gagnebin (2006), analisa-se a presença de rastros deixados nas ausências dos corpos de encenadore(a)s na resultante cênica. Propõem-se sete movimentos dos corpos, elencados das trajetórias, vivências, de um encenador e de uma encenadora perpassados por relatos e reflexões de mulheres, encenadoras e teóricas, que oferecem outras lentes para pensarmos a prática da encenação em nossos dias.
Palavras-chave: rastro, corpo, encenação
Downloads
Referências
BOGART. Anne. A preparação do diretor. São Paulo: WMF/Martins Fontes, 2011.
CHAGAS, José Soares; DINIZ, Rosimeri; FERRAZ, Leandro; JOVELI. Sílvia Regina; MARTINS, Adriana; SANTOS, Bárbara; SILVA, Marinalva; SILVA, Renata; SOUZA, Raquel STORNIOLO, Liliane.Estações abertas: processo criativo e reflexões. Palmas TO, 2016, p. 1-34 (No prelo).
DELGADO, Maria M; HERITAGE, Paul. Diálogos do Palco - 26 diretores falam sobre teatro. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1999.
FABI
FABI
F
GAGNEBIN. Jeanne Marie. Lembrar, escrever e esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.
PASS
SANTOS, Bárbara Tavares; SILVA, Renata Ferreira. Uma atriz, uma encenadora e um solo, ou como se dá um processo de criação cênica. In: II Jornada de Artes da Unesp: 2015, São Paulo (SP). Anais, p. 1258 - 1271.
SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Intermeios, 2013.
VIANNA. Thiche. Plainar do abismo em ótima companhia. Belo Horizonte:[SUBTEXTO] Revista de Teatro do Galpão Cine Horto/Dossiê - Direção Teatral: Formação e Pesquisa, Ano XII, nº 11, out, 2015, p. 68 -81.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).