CORPO EM VISUALIDADES DIASPÓRICAS: Dimensões políticas e estéticas da luz cênica

Autores

  • Dodi Tavares Borges Leal Professora da área de Artes Cênicas (Iluminação e novas tecnologias aplicadas ao corpo e à cena) do Centro de Formação em Artes (CFA) e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) do Campus Sosígenes Costa (CSC) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Doutora em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP) e Licenciada em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). http://orcid.org/0000-0002-1875-8616

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v6n2a2019-03

Resumo

A luz como encruzilhada do corpo tem sido um aspecto fundamental de encenações contemporâneas que buscam visualidades dissidentes. Quais os traços de expressão visual de corporalidades diaspóricas? Como desmontar poeticamente um corpo caracterizado por processos performativos étnico-raciais e de gênero hegemônicos? Este artigo pretende discutir o papel da iluminação cênica na construção de visualidades diaspóricas a partir de suas dimensões políticas e estéticas. Pretende-se verificar o potencial da luz cênica em apurar efeitos visuais de corporalidades em suas incidências indisciplinares. Trataremos, então, de três aspectos da iluminação cênica como encruzilhada do corpo: sincretismo, abstrusidade e contágio. Almejamos, assim, refletir sobre os vetores sensíveis da luz cênica na expressão visual de corporalidades diaspóricas no quadro da produção teatral, de dança, cinematográfica e performativa.

Palavras-chave: iluminação cênica, poéticas do corpo, visualidades diaspóricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dodi Tavares Borges Leal, Professora da área de Artes Cênicas (Iluminação e novas tecnologias aplicadas ao corpo e à cena) do Centro de Formação em Artes (CFA) e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) do Campus Sosígenes Costa (CSC) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Doutora em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP) e Licenciada em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Professora (Classe A, Adjunta-A, Nível 1) do Centro de Formação em Artes (CFA) e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) do Campus Sosígenes Costa (CSC) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Doutora em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), com estágio doutoral no programa de Doutoramento em Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, concentração na área de Estudos Teatrais e Performativos. Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (CAC/ECA/USP). Habilitada em Cinema e vídeo no Baccalauréat interdisciplinaire en arts da Université du Québec à Chicoutimi (UQAC, Québec-Canadá). Foi Visiting Scholar em: 1) Latinx Theatre Project Class at the Program of Spanish & Portuguese Studies of the Department of Languages, Literatures & Cultures of College of Humanities & Fine Arts of University of Massachusetts Amherst - United States of America e 2) Contextual Painting course at the Academy of Fine Arts Vienna - Austria. Técnica em interpretação teatral pelo Teatro Escola Macunaíma. Bacharel em Ciências Contábeis e mestre em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, onde pesquisou métodos dramáticos no ensino da Contabilidade e o Teatro do Oprimido no programa de Orçamento Participativo de Santo André. Estudou Teatro do Oprimido com Augusto Boal e CTO-Rio, participando de diversos festivais nacionais e internacionais. Acompanhou o trabalho de grupos e curingas de TO no Brasil, Argentina, Turquia, Espanha, Inglaterra, Portugal, França, Chile, Bolívia e Canadá. No ensino superior acumula as seguintes experiências: auxiliar pedagógica de cursos de pós-graduação da Fipecafi e da Fia; professora de Comunicação, Expressão e Equipe no MBA Controller da Fipecafi; professora do MBA Controller da USCS; professora da graduação da Fecap (orientadora de TCCs) e professora de Corpo e Movimento e Didática e Prática de Ensino na graduação em Licenciatura em Música da Faculdade Carlos Gomes (Uniesp). Foi professora de Artes da rede pública do estado de São Paulo (EE Fidelino de Figueiredo, tendo atuado também na EE Miss Browne, EE de São Paulo e EE Alarico). Desde 1999 trabalha como atriz em espetáculos de teatro e em 2005 fundou o Coletivo Metaxis de Teatro do Oprimido, o qual dirigiu até 2018.

Referências

ARA

BONFITTO, Matteo. A cinética do invisível: processos de atuação no teatro de Peter Brook. São Paulo: Perspectiva, Fapesp, 2009.

CAMARGO, Roberto Gill. Função estética da luz. Sorocaba: TCM Comunicação, 2000.

COSTA, Felisberto Sabino. A poética do ser e não ser: procedimentos dramatúrgicos do teatro de animação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.

GREINER, Christine. O corpo em crise: novas pistas e o curto-circuito das representações. São Paulo: Annablume, 2010.

INNES, C. D. Edward Gordon Craig: a vision of theatre. London: Taylor & Francis, 1998.

LEAL, Dodi. Performatividade transgênera: equações poéticas de reconhecimento recíproco na recepção teatral. Tese (Doutorado em Psicologia Social). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2018a.

LEAL, Dodi. Luzvesti: iluminação cênica, corpomídia e desobediências de gênero. Salvador: Devires, 2018b.

LEAL, Dodi. DENNY, Marcelo. Apresentação: gênero entre a crise e a insurreição. In: Leal, Dodi. Denny, Marcelo. Gênero expandido: performances e contrassexualidades. São Paulo: Annablume, 2018.

N

SANTANA, Marcelo Augusto. Haja luz: manual de iluminação cênica. Brasília: Senac DF, 2016.

SARAIVA, Hamilton Figueiredo. Iluminação teatral: história, estética e técnica. Dissertação (Mestrado em Artes). São Paulo: Universidade de São Paulo, 1989.

SOARES, Stênio José Paulino. O corpo-testemunha na encruzilhada poética. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2018.

TUDELLA, Eduardo Augusto. Iluminação cênica e estudos acadêmicos: teoria, práxis e imagem. In: Urdimento, v.1, n.31, p.78-94, abril. Florianópolis: Universidade Estadual de Santa Catarina, 2018.

Downloads

Publicado

2019-04-04

Como Citar

Tavares Borges Leal, D. (2019). CORPO EM VISUALIDADES DIASPÓRICAS: Dimensões políticas e estéticas da luz cênica. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 6(2). https://doi.org/10.14393/RR-v6n2a2019-03

Edição

Seção

Poéticas do Corpo em Cena