O CONCEITO DE ESPETACULAR E A ENCENAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v6n2a2019-02

Resumo

Nas pesquisas recentes em artes cênicas observa-se a ocorrência de três diferentes usos do conceito de espetacular. Neste artigo esses três usos foram intitulados de "o espetacular como aquilo que atrai o olhar"; "o espetacular como poética da cena" e "o espetacular como acontecimento extra-rotineiro". Além de analisar esses três usos recorrentes, este artigo avalia alguns desdobramentos de um caso específico em que essas três acepções coincidem, que é o caso do "corpo espetacular".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Isaias Lucas Ferreira, Universidade Federal Do Rio Grande do Sul

Bacharel em Artes Cienicas, com habilitação em Direção Teatral. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorando em Artes Cênicas no PPGAC-UFRGS.

Referências

BI

BOLOGNESE, Mario Fernando. O Circo na História: Pluralidade Circense e as Revoluções Francesa e Soviética. In: Revista Repertório: Teatro e Dança. 2010, ano13, n. 15, pp.11-16. Artigo Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/issue/view/558. Acesso em 22 Jul. 2016.

BRANTES, Eloísa. A espetacularidade da performance ritual no Reisado do Mulungu (Chapada Diamantina - Bahia). In: Relig. soc. [online]. 2007, vol.27, n.1, pp.24-47. Artigo disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872007000100003&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0100-8587. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-85872007000100003. Acesso em 18 de Maio de 2016.

COSTA, Maria Helena. A cena espetcular: Cinema e Arquitetura. In: Revista ArtCultura. 2011, v. 13, n. 23, p.155-165. Artigo disponível em: <http://www.artcultura.inhis.ufu.br>. Acesso em 15 de Maio de 216.

FONTES, Cristiano de Araujo. A Espetacularidade na prática do Terço de Nossa Senhora da Comunidade do Salgado Grande. 30 de Junho de 2008. 117 páginas. Dissertação de Mestrado

HARTMANN, Luciana; PEREIRA, Henrique Daniel; GOMES, Deivid Machado; ROSSI, Luiza De; RIBEIRO, Aline Fernandes; ALBINO, Giane Luccas; Theobald Thiago. O Melodrama e a Espetacularidade. Anais do IX Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 9, 2008, Porto Alegre. PUCRS, 2008. Disponível em: <http://www.pucrs.br/research/salao/2008-IXSalaoIC/> Acesso em 15 de Maio de 2016.

HARTMANN, Luciana; Corpos que Contam Histórias: Performance e Identidade de

LABORDA, Alda Fátima. Cortejo Circense: Trajeto Festivo. In: Revista Repertório: Teatro e Dança. 2013.2, n. 21, pp.178-185. Artigo disponível em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/12096/8639 >Acesso em 1 de Maio de 2016.

MACHADO, ViniciusTorres. O Olhar no Limite da Percepção. In: Revista Sala Preta. 2015. Volume.15, n.2, pp. 188-197. Artigo disponível em: <http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/104485/107042> Acesso em 1 de Maio de 2016.

RAMOS, Luis Fernando. La Piedra de Toque. Pós Dramático ou Poética da Cena? In: Revista de Humanidades, Universidade de Brasilia, 2006, n. 52, pp.27-34. Artigo disponível em: <http://docplayer.com.br/17176473-La-piedra-de-toque-luiz-fernando-ramos-o-conceito-de-um-teatro-pos-dramatico-vem-galvanizando-o-interesse-de.html> Acesso em 1 de Maio de 2016.

THOMASSEAU, Jean-Marie. O Melodrama. Trad. Claudia Braga e Jacqueline Penjon. São Paulo: Perspectiva, 2005.

TURNER, Victor. Dewey, Dilthey e Drama: um ensaio em Antropologia da Experiência. In: Cadernos de Campo, 2005, n. 13, pp.177-185. Artigo acessível em: <http://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/viewFile/50265/54378> Acesso em 10 de Janeiro de 2016.

Downloads

Publicado

2019-04-04

Como Citar

Lucas Ferreira, P. I. (2019). O CONCEITO DE ESPETACULAR E A ENCENAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 6(2). https://doi.org/10.14393/RR-v6n2a2019-02

Edição

Seção

Poéticas do Corpo em Cena