CASA CLIC:

do sonho da residência artística à virtualidade de uma revista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v8n2a2021-11

Resumo

O texto partilha a biografia da Casa Clic – Palmas/TO, uma clareira para diferentes encontros entre pessoas interessadas na experiência estética. A casa, em contexto pandêmico, resiste como revista de artista ao ativar encontros entre-imagens por meio de convocatórias. Para tanto, o texto pensa o conceito casa, ao mesmo tempo em que busca desterritorializá-lo para propor uma cartografia própria em diálogos que se dão entre a atmosfera do público e do privado. Ao tensionar o espaço da casa, os modos de ocupá-la, habitá-la, expandi-la e até transmutá-la em uma virtualidade, essas desterritorializações podem ser tratadas como forças que puxam, ao mesmo tempo, em direções opostas , a saber: a) a potência criativa da casa tomada como modo de usar a partir de uma dupla dimensão: a  íntima e a expandida em  redes de conexão b) um  lugar físico-geográfico e seus significados que dão passagem a uma virtualidade do real c) a produção artística que reinventa o sentido de habitar mas que encontra um trabalho contínuo no espaço de descanso d) a força viral como pulsão  de metamorfose num mundo em queda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Leite, Universidade Federal de Tocantins - UFT

Professora Adjunta no Programa de Pós-graduação em Comunicação e no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Tocantins - UFT. Site: www.amandaleite.com.br - @amandampleite / @casa_clic

Renata F. da Silva, UFT- Universidade Federal do Tocantins

Professora Adjunta no Programa de Pós-graduação em Comunicação e no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Tocantins - UFT. Site: www.renataferreiraatriz.com - @renataferreiraatriz / @casa_clic

Referências

BRAGA, Bia. Decupagem e decomposição na criação de um corpo cênico insólito: alguns aspectos da pesquisa prática de

BRAGA, Bia. Ettiénne Decroux e a artesania de ator: caminhada para a soberania. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica a representação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica a representação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2013. LOUIS, Luis. A mímica total: um inédito e profundo estudo desta arte no Brasil e no Mundo, São Paulo: Ed. Giostri, 2014.

COPEAU, Jacques. <> [Uma Tentativa de Renovação Dramática. O Teatro do Vieux-Colombier (O Velho-Pombal), In.: Registres I: Appels [Registros I, Apelos]. Textos coletados e estabelecidos por Marie-Hélène-Dasté e Suzane Maistre Saint-Denis. Notes de Claude Sicard. Col. Pratique du Théâtre [Prática do Teatro]. Paris: Gallimard, 1974. Tradução. José Ronaldo Faleiro. Apud GODINHO, Mariana e FALEIRO, José Ronaldo. O espírito de Jacques Copeau. In: Da Pesquisa

DECROUX,

DELEUZE, Gilles & GUATARRI, Félix. Mil Platôs. Trad. Aurélio Guerra Neto; Ana Lúcia de Oliveira; Lúcia Cláudia Leão; Suely Rolnik. Vol.3. São Paulo: Editora 34, 1996.

LAKOFF, Georg. Metáforas da vida cotidiana. Campinas, SP Mercado das Letras, Educ,2002.

LECOQ, Jacques. O corpo poético: Uma pedagogia teatral. Trad. Marcelo Gomes. São Paulo: Editora Senac. 2010.

LOUIS, Luis. A mímica total: um inédito e profundo estudo desta arte no Brasil e no Mundo. São Paulo: ed. Giostri, 2014.

MACHOSKI, Luciana Holanda. O Ator para Jacques Copeau. Iniciação Científica, Florianópolis: Universidade Estadual de Santa Catarina

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução. J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.

VALERY, Paul. Introdução ao método de Leonardo da Vinci. Tradução de Geraldo Gérson de Souza. Ed. Bilíngue. São Paulo, Ed.34,2006.

Downloads

Publicado

2021-10-07

Como Citar

M. P. Leite, A., & F. da silva, R. . (2021). CASA CLIC: : do sonho da residência artística à virtualidade de uma revista. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 8(2). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v8n2a2021-11