MUITO ALÉM DE UM PATINHO TORTO
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n2a2018-08Resumo
O Grupo Decisão da cidade de São Paulo, traz montagens inovadoras do ponto de vista do Teatro Épico e do Teatro Brechtiano vindas da Europa. Bagagem esta trazida por Antonio Abujamra, um de seus diretores e fundadores. Depois de uma sequência de Lope de Vega, dois textos de Bertolt Brecht e de Harold Pinter, o Grupo opta pelo primeiro texto brasileiro, o autor escolhido é Coelho Neto, e a peça uma comédia de costumes chamada de "O patinho torto" ou "Os mistérios do sexo" dirigida por Antonio Ghigonetto. O presente artigo visa expor para entendimento do pesquisador, os indícios documentais, recuperados da montagem, que nos faça ter hipóteses dos motivos do Grupo Decisão a escolha deste texto.
Palavras-chave: Grupo Decisão, Antonio Ghigonetto, Coelho Neto, teatro brasileiro.
Downloads
Referências
ABREU, Martha. Cultura popular: um conceito e várias histórias. In ABREU, Martha e SOIHET, Rachel (Orgs) Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro (RJ). Casa da Palavra, 2003.
AZEVEDO, Almir.
CAMPOS, Luiz. Ghigonetto, um homem de teatro. São Paulo: Giostri, 2017.
HALL, Stuart. Da diaspora: Identidades e mediacoes culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasilia: Representacao da UNESCO no Brasil, 2003.
JAFA, Van.
MOURA, A. Heleniara. O itinerário da atriz Lysia de Araújo nos anos 1960: uma década de teatro em São Paulo. Anais da Abrace, 2016. Disponível em file:///C:/Users/Luiz%20Campos/Downloads/1729-5259-1-PB.pdf . Acesso em 05 de out. 2018
NERES, José / MORAES,G. Alice. A Homossexualidade feminina no teatro de Coelho Neto, 2017. Disponível em http://conhecimentoliteratura.com.br/a-homossexualidade-feminina-no-teatro-de-coelho-neto/ Acesso em 30 de ago. 2018.
RIEDEL, Erika (org.). Emilio Di Biasi: o tempo e a vida de um aprendiz. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.
TIBAJI, F. R. J. Alberto. Apontamentos e reflexões sobre as relações entre o teatro no Brasil e diversidade sexual. Belo Horizonte: Revista o eixo e a roda, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).