CARTOGRAFÃA TITIRITERA PARA LA DESCOLONIZACIÓN: Cuba, La Isla de los fantasmas o la Revolución de los Juancitos.
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n2a2018-03Resumo
Este artículo aborda La obra de Javier Villafañe en la producción del teatro de títeres cubano contemporáneo como elemento nutricio para la conformación de expresiones transculturales "descolonizantes" frente a  los patrones coloniales de legitimación en un contexto poscolonial-socialista.
Palabras clave: identidad cultural, Javier Villafañe, pos-colonialismo, teatro de animación, títeres, transculturación
Downloads
Referências
ARTILES, Freddy.
ESPINOSA, Norge. Cien retablos Villafañe. La Habana: La Jiribilla, 2009. http://epoca2.lajiribilla.cu/2009/n444_11/444_21.html
FAVIER, Yudd. Catálogo UNIMA Cuba. La Habana: Consejo Nacional de las Artes Escénicas, Cuba, 2014.
http://www.lajiribilla.cu/articulo/boxeando-con-mi-maestro
HALL, Stuart.
HALL, Stuart. Discurso y Poder. Huancayo, Perú. 2013. https://estudioscultura.
MARTÍ, José.
http://www.brouillondeculture.fr/imagesmagasins/divers/5184558102.pdf
MARTÍNEZ HEREDIA, Fernando. Identidad y cultura nacionales: Historia y temas actuales. Disponible enhttps://revista.ecaminos.org/article/identidad-y-cultura-nacionales-historia- y-temas--2/ Consultado 13/03/2017
MEDINA, Pablo. Javier Villafañe. Antología. Obra y recopilaciones. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 1990.
MORALES, Armando. ¿En la luz o en la sombra? El Títere. La Habana: Ediciones UNI
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).