O TEATRO PEDAGÓGICO DE BRECHT

Autores

  • ELIETE FERNANDES MATIAS Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n2a2018-07

Resumo

Este artigo é uma reflexão sobre a importância das peças didáticas de Brecht no contexto educacional, sendo um gênero teatral que apresenta eventos sociais em seu processo dialético, mostrando o homem como um agente de transformação do mundo, por isso torna-se essencialmente pedagógico. Também por trás de sua forma há a ideia de que os sujeitos são levados a mudar suas atitudes diante das adversidades quando conhecem seu papel social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ELIETE FERNANDES MATIAS, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB; Mestra em Artes pela UFPB (2016); Professora-Colaboradora do Polo UAB da UFPB/Virtual; E-mail. elietefmatias@gmail.com;: Pesquisadora na linha de Pesquisa Ator e Cena: processos, poéticas e metodologias, do Grupo Teatro Tradição e Contemporaneidade, registrado no CNPq.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Sobre Brecht e Marx (1968). Crítica Marxista, São Paulo, Ed.Revan, v.1, n.24, 2007, p.51-62.

BRECHT, Bertold. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

_________. Teoria de la rádio (1927-1932). In: BASSETS, L. (edt). De las ondas rojas a las rádios libres. Barcelona: G. Gilli, 1998.

_________. The Radio as an Apparatus of Communication in STRAUSS, Neil (org.). Radiotext (e). New York, Semiotext (e), 1993u.

FISCHER, Ernst. A Necessidade da Arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

_________. Teatro dialético: ensaios. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

GATTI, Luciano. Benjamin e Brecht: a pedagogia do gesto. Cadernos de Filosofia Alemã nº 12

KOUDELA, Ingrid Dormien. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva, 2007.

__________. Texto e Jogo - uma didática brechtiana. São Paulo: Perspectiva, 1996.

__________. Um Voo Brechtiano. São Paulo: Perspectiva, 1992.

KOWZAN, Tadeusz. Os signos no teatro: introdução à semiologia da arte do espetáculo. In: GUINSBURG, Jacó; Coelho Netto, José Teixeira; Cardoso, Reni Chaves (org.). Semiologia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2006, p. 93-123.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 1993. 187 p. Ilus.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

MATIAS, E. F. (2018). O TEATRO PEDAGÓGICO DE BRECHT. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 5(2). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n2a2018-07