A CONSTRUÇÃO DA COMICIDADE NA TELENOVELA ÊTA MUNDO BOM!
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n2a2018-10Resumo
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre como é construído o elemento cômico produzido na telenovela, a partir do recorte para análise de conteúdo da telenovela Êta Mundo Bom! (Rede Globo, 2016) escrita por Walcyr Carrasco, para isso será feito o cruzamento entre o texto e as falas dos personagens e o referencial teórico sobre o riso com base na teorias de  Henri Bergson (2001) e Vladimir Propp (1992). A partir da análise dos personagens do núcleo caipira, observamos que o que Bergson (2001) e Propp (1992) discutem sobre os conceitos do humor estão exemplificados na telenovela Êta mundo bom!, tais como: a repetição, o travestimento, associação com animais, inocência, duplicação de personagens, muita confusão por nada, etc. Estudar a telenovela em questão é refletir sobre a aplicação da teoria do cômico, pois as teorias são exemplificadas pelos personagens e situações da telenovela pesquisada.
Downloads
Referências
ALVIM, A. F. D. et al. Os primeiros dramas elisabetanos: um estudo sobre William Shakespeare. In: VII SEMINÁRIO DE INICIA
BERGSON, H. O Riso: Ensaio sobre a significação da comicidade. Tradução Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BERNARDO, A; Lopes, C. A seguir, cenas do próximo capítulo : as histórias que ninguém contou dos 10 maiores autores de telenovela do Brasil. São Paulo : Panda Books, 2009.
FERREIRA, A. B. de H. Miniaurélio século XXI escolar: o minidicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
LOBATO, M. Urupês. São Paulo: Brasiliense, 1947.
MEIRELLES, C. F; FELICIO, J; ARRUDA, L. TV Globo : novelas e minisséries / Memória Globo ; Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
PROPP, V. Comicidade e riso. Tradução Aurora Fornoni Bernardini e Homero Freitas de Andrade. São Paulo: Ed. Ática, 1992.
REBOU
REIS, D.M. Caçadores de Risos: o maravilhoso mundo da palhaçaria. Salvador, EDUFBA, 2013.
Silva, R. M. Percursos históricos da produção do gênero telenovela no Brasil: continuidade, rupturas e inovações. Conexão
VALVANO, T. Mazzaropi e a indústria de cinema do Brasil: a importância da comédia caipira na cinematografia brasileira nos anos de 1950-1980. Novos Cadernos NAEA - v. 18, n. 3, p. 293-307, set-dez. 2015, ISSN 1516-6481 / 2179-7536. Disponível em http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/2064 Acessado em 12 de maio de 2017.
VOLTAIRE, F-M. A. Cândido, ou, O otimismo. Tradução Jorge Silva. 1ª Ed. São Paulo: Folha de S. Paulo, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).