A CONSTRUÇÃO DA COMICIDADE NA TELENOVELA ÊTA MUNDO BOM!

Autores

  • Thiago Henrique Fernandes Coelho Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n2a2018-10

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre como é construído o elemento cômico produzido na telenovela, a partir do recorte para análise de conteúdo da telenovela Êta Mundo Bom! (Rede Globo, 2016) escrita por Walcyr Carrasco, para isso será feito o cruzamento entre o texto e as falas dos personagens e o referencial teórico sobre o riso com base na teorias de  Henri Bergson (2001) e Vladimir Propp (1992). A partir da análise dos personagens do núcleo caipira, observamos que o que Bergson (2001) e Propp (1992) discutem sobre os conceitos do humor estão exemplificados na telenovela Êta mundo bom!, tais como: a repetição, o travestimento, associação com animais, inocência, duplicação de personagens, muita confusão por nada, etc. Estudar a telenovela em questão é refletir sobre a aplicação da teoria do cômico, pois as teorias são exemplificadas pelos personagens e situações da telenovela pesquisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Henrique Fernandes Coelho, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em teatro. Mestrando em Artes Cênicas na Universidade Federal de Uberlândia. Participou do projeto Pediatras do Riso, do grupo de pesquisa (GECA - Grupo de estudos da comicidade do ator), ENACTUS UFU.

Referências

ALVIM, A. F. D. et al. Os primeiros dramas elisabetanos: um estudo sobre William Shakespeare. In: VII SEMINÁRIO DE INICIA

BERGSON, H. O Riso: Ensaio sobre a significação da comicidade. Tradução Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BERNARDO, A; Lopes, C. A seguir, cenas do próximo capítulo : as histórias que ninguém contou dos 10 maiores autores de telenovela do Brasil. São Paulo : Panda Books, 2009.

FERREIRA, A. B. de H. Miniaurélio século XXI escolar: o minidicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

LOBATO, M. Urupês. São Paulo: Brasiliense, 1947.

MEIRELLES, C. F; FELICIO, J; ARRUDA, L. TV Globo : novelas e minisséries / Memória Globo ; Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

PROPP, V. Comicidade e riso. Tradução Aurora Fornoni Bernardini e Homero Freitas de Andrade. São Paulo: Ed. Ática, 1992.

REBOU

REIS, D.M. Caçadores de Risos: o maravilhoso mundo da palhaçaria. Salvador, EDUFBA, 2013.

Silva, R. M. Percursos históricos da produção do gênero telenovela no Brasil: continuidade, rupturas e inovações. Conexão

VALVANO, T. Mazzaropi e a indústria de cinema do Brasil: a importância da comédia caipira na cinematografia brasileira nos anos de 1950-1980. Novos Cadernos NAEA - v. 18, n. 3, p. 293-307, set-dez. 2015, ISSN 1516-6481 / 2179-7536. Disponível em http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/2064 Acessado em 12 de maio de 2017.

VOLTAIRE, F-M. A. Cândido, ou, O otimismo. Tradução Jorge Silva. 1ª Ed. São Paulo: Folha de S. Paulo, 2010.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Coelho, T. H. F. (2018). A CONSTRUÇÃO DA COMICIDADE NA TELENOVELA ÊTA MUNDO BOM!. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 5(2). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n2a2018-10