NARRATIVA, CENA E MITO: Imagens mitológicas em "Cara-de-Bronze"
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n2a2018-06Resumo
Este estudo tem como objetivo a investigação das imagens míticas oriundas da obra "Cara-de-Bronze", de autoria de João Guimarães Rosa, presentes no texto literário e na adaptação teatral do mesmo realizada pelo encenador Marcos Fayad. A partir da análise de cenas do espetáculo, bem como de trechos da literatura de Rosa, a pesquisa pretende explicitar as referências mitológicas utilizadas pelo autor, traduzidas para o palco pelo diretor, na construção do universo presente no conto, tendo como eixo estudos sobre narratividade, literatura e mitologia grega.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e histórica da cultura. Obras escolhidas. São Paulo: v. 1, Brasiliense, 1994.
CAMPBELL, Joseph. O Poder do Mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.
FLACH, Alessandra Bittencourt. Da poesia e seus intérpretes em
FRANCHINI, A. S. As grandes histórias da mitologia greco-romana. Porto Alegre, RS: L&PM, 2012.
HILLMAN, James. Ficções que curam: Psicoterapia e imaginação em Freud, Jung e Adler. Tradução Gustava Barcellos. Campinas, SP: Verus, 2010.
PUCCI; VALE; ROMEIRO. Bruno, André Dela, Artieres Estevão. Cara-de-Bronze, de Guimarães Rosa: as toadas, os diálogos, a poesia, o enigma. Revista ArteFilosofia. Ouro Preto: n. 17, dezembro de 2014, p. 91 a 109.
ROSA, João Guimarães. No Urubuquaquá, no Pinhém (Corpo de Baile). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).