Galanga, Chico Rei! Uma Análise sobre a Teatralidade do Musical de João das Neves

Autores

  • Maria do Socorro Calixto Marques UFU
  • Tatiane Oliveira da Silva UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v3n2a2016-10

Resumo

Este artigo tem como propósito investigar o teatro musical de base afrodescendente desenvolvido pelo diretor João das Neves. Para essa pesquisa, a peça escolhida entre outras do diretor foi Galanga, Chico Rei!, texto de Paulo Cesar Pinheiro. O espetáculo teatral versa sobre a questão do negro e a relação entre as suas tradições e a construção do congado mineiro. Além disso, trabalharemos com alguns conceitos de análise e estruturas propostas por Bertholt Brecht, como distanciamento e gestus (1967).


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Biografia do Autor

Maria do Socorro Calixto Marques, UFU

Este artigo apresenta referências sobre teatro musical, bem como referências sobre dramatugia e espetáculo. Para além dessas referências, traz também posicionamentos sobre teatro político, rituais religiosos e performance

Referências

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Publicado

2016-12-15

Como Citar

Marques, M. do S. C., & Silva, T. O. da. (2016). Galanga, Chico Rei! Uma Análise sobre a Teatralidade do Musical de João das Neves. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 3(2). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v3n2a2016-10