Conversando, Dançando e Recriando Estórias: processo de criação colaborativo com a terceira idade
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v3n2a2016-13Resumo
Descrição de uma montagem teatral realizada de modo colaborativo com um grupo de idosas na cidade de Paulínia. São apresentadas as estratégias utilizadas para a realização de uma montagem teatral original e significativa. O texto mostra a constituição do grupo, o levantamento do material cênico e os temas abordados no espetáculo. A arte é concebida como proponente de um estado de criação e o fazer artístico se dá na complexidade do campo cultural contemporâneo.
Downloads
Referências
ANOTA
BURKE, P. Cultura Popular na Idade Moderna. SP: Companhia das Letras, 1989.
FAVARETTO, C. A invenção de Hélio Oiticica. SP: Edusp, 1992.
L
LIGI
MEIRA, R. B. O Ciclo das Festas: uma leitura cênica da dança do fandango e das festas populares de Cananéia, litoral sul do Estado de São Paulo. Campinas, SP: UNICAMP, dissertação de mestrado, 1997.
ORTIZ, R. A consciência fragmentada. RJ: Paz e Terra, 1980.
SCHELLING, V. A presença do povo na cultura brasileira: ensaio sobre o pensamento de Mário de Andrade e Paulo Freire. Campinas, SP: EDUNICAMP, 1990.
SILVA, Renata de Lima. A potência artística do corpo na capoeira Angola. ILINX-Revista do LUME, v. 2, n. 1, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).