Conversando, Dançando e Recriando Estórias: processo de criação colaborativo com a terceira idade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v3n2a2016-13

Resumo

Descrição de uma montagem teatral realizada de modo colaborativo com um grupo de idosas na cidade de Paulínia. São apresentadas as estratégias utilizadas para a realização de uma montagem teatral original e significativa. O texto mostra a constituição do grupo, o levantamento do material cênico e os temas abordados no espetáculo. A arte é concebida como proponente de um estado de criação e o fazer artístico se dá na complexidade do campo cultural contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Bittencourt Meira, Universidade Federal de Uberlândia

Atuação: Universidade Federal de Uberlândia - UFU Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia Bacharelado e Licenciatura em Teatro Mestrado em Artes Cênicas Mestrado Profissional em Artes

 

Formação: Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Bacharel em Dança Mestre em Artes Doutora em Educação

Referências

ANOTA

BURKE, P. Cultura Popular na Idade Moderna. SP: Companhia das Letras, 1989.

FAVARETTO, C. A invenção de Hélio Oiticica. SP: Edusp, 1992.

L

LIGI

MEIRA, R. B. O Ciclo das Festas: uma leitura cênica da dança do fandango e das festas populares de Cananéia, litoral sul do Estado de São Paulo. Campinas, SP: UNICAMP, dissertação de mestrado, 1997.

ORTIZ, R. A consciência fragmentada. RJ: Paz e Terra, 1980.

SCHELLING, V. A presença do povo na cultura brasileira: ensaio sobre o pensamento de Mário de Andrade e Paulo Freire. Campinas, SP: EDUNICAMP, 1990.

SILVA, Renata de Lima. A potência artística do corpo na capoeira Angola. ILINX-Revista do LUME, v. 2, n. 1, 2012.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Meira, R. B. (2016). Conversando, Dançando e Recriando Estórias: processo de criação colaborativo com a terceira idade. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 3(2). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v3n2a2016-13