A experiência performática no Giro de Folia de Reis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n3a2017-03

Resumo

O objetivo do estudo aqui apresentado foi experimentar o giro performático de Folias de Reis na cidade de Campinas, São Paulo observando suas modificações do espaço ritual rural para o espaço urbano. Neste contexto, tal experiência demostrou o quanto as manifestações da cultura popular brasileira estão inseridas em constastes transformações próprio do dinamismo cultural.  Na experiência esteve em questão a maneira como os foliões lidam com a mudança no espaço ritual e suas adaptações, a composição social do grupo e como o corpo se expressa por meio da experiência performativa do giro. Por fim, buscamos aqui uma forte relação entre os sentidos pessoais do pesquisador inserido numa rede complexa de significados e pensando a cultura popular marginal para além do folclore.

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Biografia do Autor

Daniel Santos Costa, Universidade de São Paulo

Daniel Santos Costa é Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Artes da Cena e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde também graduou-se em dança (bacharel e licenciado). Docente da Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2017-09-15

Como Citar

Costa, D. S. (2017). A experiência performática no Giro de Folia de Reis. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 4(3). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n3a2017-03

Edição

Seção

Corpo e Performatividades Culturais