O corpo-performático do velho, bricante popular
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n3a2017-02Resumo
Evidencia o corpo brincante/performático do Velho e o articula com os personas dell'arte e palhaços de circo. Corpo que não é sujeito a normas, mas que é polissêmico, brincante e irradiador de gestualidades, que com suas habilidades com o canto e as improvisações através dos gestos licenciosos e das canções de duplo sentido faz o público rir de suas peripécias, de seus movimentos jocosos, de sua licenciosidade obscena, de sua performance licenciosa que não perde a poética lírica do arrebatamento, do riso.
Downloads
Referências
ANDRADE, Mário de. Danças dramáticas do Brasil. 2 ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2002.
BAKHTIN, Mikail. A cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de françois rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Annablume-Hucitec, 2002.
BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
FO, Dario. Manual mínimo do ator. São Paulo: Ed. SENAC, 1998.
MACHADO, Irene. Escola de semiótica: a experiência de tártu-moscou para o estudo da cultura. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
MELLO, Luiz Gonzaga de; PEREIRA, Alba Regina Mendonça. O pastoril profano de Pernambuco. Recife: FUNDAJ, Editora Massangana, 1990.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
N
PAVIS, Patrice. Dictionnaire du théâtre. Paris: Armand Colin Vuef, 2002.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999.
SANTOS, Ivanildo Lubarino Piccoli dos. Os palhaços das manifestações populares brasileiras: Bumba Meu Boi, Cavalo Marinho, Folia de Reis e Pastoril Profano. Dissertação (mestrado) Universidade Estadual Paulista
SILVA, Erminia. Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a Teatralidade circense no Brasil. São Paulo: Altana, 2007.
VIEIRA, Marcilio de Souza. A estética da Commedia dell
VIEIRA, Marcilio de Souza. Pastoril: uma educação celebrada no corpo e no riso. Jundiaí: Paco Editorial, 2012.
ZUMTHOR, Paul. La letra y la voz: de la literatura medieval. Madrid: Ediciones Cátedra, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).