O tambor de criola do Maranhão: performance e jogo

Autores

  • Cássia Pires Professora universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n3a2017-07

Resumo

Resumo

Este artigo discute a performance e o jogo presente na dança do Tambor de Criola do Maranhão, reconhecendo suas principais características, sua inserção no sagrado e no divertimento popular. Analisa os principais movimentos no jogo da coreira e sua relação com os elementos que constituem esta manifestação, onde se percebe a restauração de comportamentos onde o corpo alcança devires que leva o performer a um momento espetacular compondo movimentos extracotidianos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Pires, Professora universidade Federal do Maranhão

Cássia Pires

Professora DEART, licenciatura em Teatro, UFMA

doutoranda em Artes Performativas e Imagem do Movimento pela universidade de Lisboa

Pesquisadora e bolsista da CAPES

mestre em Teatro pela UNIRIO universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Maranhão

atriz, performer, diretora e pesquisadora

sócia fundadora da Abluir Produções Artísticas

Referências

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Max Limonad ltda; 1984.

BAROJA, Júlio Caro. Le carnaval. Paris: Gallimard, 1979.

BARBA, Eugênio e SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator. São Paulo: Editora Hucitec e Editora da Unicamp, 1995.

BARROS, Valdenira. Memórias. In: FERRETTI, Sérgio; RAMASSOTE, Rodrigo; BARROS, Valdenira; CORDEIRO, Renata; COSTA, Sislene; MENDON

BAIOCCHI, Maura e PANNEK, Wolfgang. Taanteatro, teatro coreográfico de tensões. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2007.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Edusp, 1989.

DICIONÁRIO Acadêmico de Português-Latim. Lisboa: Porto Editora, 2000.

FERREIRA, Rosenilde [Rose Coreira]. O jogo cênico e espaço circular: diálogo teatral entre o jogo e a roda do Tambor de Crioula na promessa ao São Benedito em Alcântara, Maranhão. Monografia de graduação. São Luís: UFMA, 2008.

FERRETTI, Sergio (org.). Tambor de Crioula: Ritual e espetáculo. São Luís: Comissão Maranhense de Folclore, 2002.

GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo. Perspectiva, 1987.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva; 2007.

KOUDELA, Ingrid D. Texto e jogo. São Paulo: Perspectiva, 1996.

KOUDELA, Ingrid D. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2006.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

REVISTA O PERCEVEJO. Estudos da Performance Rio de Janeiro: Unirio, n. 12, 2003.

ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

ROUBINE, Jean-Jacques. A arte do ator. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduction. London and New York: Routledge, 2002.

SCHECHNER, Richard. O que é performance. Revista O Percevejo. Rio de Janeiro: Unirio, 2003.

SILVA, Armando Sérgio da (org.). J. Guinsburg: diálogos sobre teatro. São Paulo: EDUSP, 1992.

TAYLOR, Diana. Hacia uma definición de performance. In: REVISTA O PERCEVEJO. Estudos da Performance Rio de Janeiro: Unirio, n. 12, 2003.

WOISIEN, Bernhard. Dança um caminho para totalidade. São Paulo: TRIOM; 2000.

TAMBOR de crioula 1979. Direção de Murilo Santos. São Luís: IPHAN, 2008. 1 DVD (72 min).

TAMBOR de crioula. São Luís: IPHAN. Produção Zen Comunicação. São Luís: IPHAN, 2007. 1 DVD.

TERRAS de quilombolas: uma dívida histórica. Direção de Murilo Santos. São Luís: Fábrika Vídeo, 2003. 1 DVD (51 min).

http://www.cmfolclore.ufma.br/x/boletim3.pdf.

http://www.grupogrial.com.br.

Downloads

Publicado

2017-09-15

Como Citar

Pires, C. (2017). O tambor de criola do Maranhão: performance e jogo. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 4(3). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n3a2017-07

Edição

Seção

Corpo e Performatividades Culturais