Espaço teatral no teatro de rua - confluências da arquitetura e estrutura nas encenações do Grupo Mambembe
DOI:
https://doi.org/10.14393/RR-v3n1a2016-04Resumo
Este trabalho aborda determinadas relações entre a arquitetura/estrutura dos espaços teatrais e as encenações neles apresentadas, mais especificamente os espaços e encenações no Teatro de Rua. As considerações aqui refletidas são possíveis, sobretudo, pela pesquisa e recorrência às imagens e acervo bibliográfico do Grupo Mambembe, desenvolvendo assim suscitações que partem de trabalhos que foram as ruas entre os anos de 2003 e 2009.
Downloads
Referências
BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: um dicionário de antropologia teatral. São Paulo:
BORTOLINI, Neide das Graças de Souza (org.). Recriações: A Trajetória do Mambembe
CARDOSO, Ricardo José Brügger. A cidade como palco: o centro do Rio de Janeiro como locus da experiência teatral contemporânea
CASTRO, Jhon Weiner de. Espaço teatral: a influência direta em montagens para o Teatro de Rua. Uma análise a partir dos trabalhos do Grupo Mambembe. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Artes. 2015, 145 f.
CARREIRA, André. Reflexões sobre o conceito de Teatro de Rua. In: Teatro de Rua: Olhares e Perspectivas. TELLES, Narciso (org.); CARNEIRO, Ana (org.). Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais, 2005.
INHAMUNS, Calixto de. As Dramaturgias dos Espaços Abertos: das Metrópoles às Comunidades Ribeirinhas do Brasil. In: Seminário Nacional de Dramaturgia para Teatro de Rua - Caderno 1- 2011. Publicação Núcleo Pavanelli. São Paulo: UNESP, 2011.
KUSHIYAMA, Hideo; RISSI, Haylla. A perspectiva dos atores em Delírios de Will. In: Cadernos cênico-musicais: mambembe. BORTOLINI, Neide das Graças de Souza (org.). Ouro Preto: Ed. EDUFOP, 2010.
PAVANELLI, Simone. O converseio entre os Coletivos do Teatro de Rua. In: Seminário Nacional de Dramaturgia para Teatro de Rua - Caderno 1- 2011. Publicação Núcleo Pavanelli. São Paulo: UNESP, 2011.
ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral, 1880-1980. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).