Grupo Faz de Conta - uma história iniciada com uma brincadeira de quintal
DOI:
https://doi.org/10.14393/RR-v2n2a2015-07Resumo
Este artigo tem por intuito apresentar um resumo da história do Grupo Faz de Conta, pioneiro na cidade de Uberlândia com teatro de bonecos. Iniciado nos primeiros anos da década de 90, o grupo se dedica a pesquisar algumas possibilidades em torno do teatro de animação, seja na construção dos bonecos, na animação ou na interação com outras linguagens artísticas.Downloads
Referências
BALARDIM, Paulo. Relações de vida e morte no teatro de animação. Porto Alegre: Edição do autor, 2004.
BELTRAME, Valmor Níni. Marionetista, Manipulador, Ator-Animador e outras nomenclaturas. Revista do FENATIB, Blumenau, n. 9, p. 34-36, [2007].
CAVALCANTE, Caroline Maria Holanda. A interpretação com o objeto: reflexões sobre o trabalho do ator-animador. 2004. 134 f. Dissertação (Mestrado em Teatro)
COELHO, Carlos Guimarães. O voo mágico do Faz de Conta. Correio de Uberlândia, Uberlândia, 01 de mai. de2012. Revista B4.
GRUPO FAZ DE CONTA. Cerrado, entre cascas e raízes. Roteiro do espetáculo, 2012.
MENDON
MENDON
___________. [Museu de Bonecos Faz de Conta]. Uberlândia, 24 fev. 2010. Entrevista concedida a Rafael Naufel.
ISSN: 2358-3703 Rascunhos Uberlândia v. 2 n. 2 p. 81-98 jul.|dez. 2015
MENDON
PACHECO, Pablo. Grupo Faz de Conta, com sede no bairro Fundinho, completa duas décadas de história. Correio de Uberlândia, Uberlândia, 28 jul. 2014. Revista. Disponível em: http://www.correiodeuberlandia.com.br/entretenimento/grupo-faz-deconta-com-sede-no-bairro-fundinho-completa-duas-decadas-de-historias/. Acesso em: 01 jun. 2015.
PIRAGIBE, Mário Ferreira. Manipulações: entendimentos e usos da presença e da subjetividade do ator em práticas contemporâneas de Teatro de Animação no Brasil. 2012. 399 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas)
PIRAGIBE, 2007. Papel, tinta, madeira e tecido... Um estudo da conjugação de elementos dramatúrgicos e espetaculares no teatro contemporâneo de animação: a experiência da companhia PeQuod. 2007. 203 p. Dissertação (Mestrado em Teatro)
TILLIS, Steve. Rumo a uma estética do boneco: O boneco como arte teatral. In: PIRAGIBE, Mário Ferreira. Manipulações: entendimentos e usos da presença e da subjetividade do ator em práticas contemporâneas de Teatro de Animação no Brasil. Rio de Janeiro: 2012. p. 224-373
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).