O artista que vem - por uma pedagogia do teatro comprometida com a ação criativa e criadora
DOI:
https://doi.org/10.14393/RR-v2n2a2015-05Resumo
Este texto busca refletir sobre o tema "Modos de criação e suas implicações políticas" em relação direta com a linha de pesquisa "Pedagogia do Teatro: a formação do artista teatral". Inicialmente, tento compreender e definir "modos de criação" e "implicações políticas", depois, busco aproximar as ideias sobre "o artista que vem" a partir das noções sobre o "ser qualquer" e o "ser do desejo" (AGAMBEN, 1993), para então relacioná-las com as proposições acerca de "comunidade, segurança, liberdade e estrangeiro" (BAUMAN, 2003/2009) ) - noções pertinentes e análogas aos "ambientes" (Vieira, 2006) de preparação e criação do ator.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. A comunidade que vem. Lisboa, Editorial Presença, 1993.
BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: A busca por segurança no mundo atual. RJ: Jorge Zahar Ed., 2003.
______, Zygmunt. Confiança e medo na cidade. RJ: Jorge Zahar Ed., 2009.
F
VIEIRA, Jorge Albuquerque. Teoria do Conhecimento e Arte: formas de conhecimento
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).