O artista que vem - por uma pedagogia do teatro comprometida com a ação criativa e criadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v2n2a2015-05

Resumo

Este texto busca refletir sobre o tema "Modos de criação e suas implicações políticas" em relação direta com a linha de pesquisa "Pedagogia do Teatro: a formação do artista teatral". Inicialmente, tento compreender e definir "modos de criação" e "implicações políticas", depois, busco aproximar as ideias sobre "o artista que vem" a partir das noções sobre o "ser qualquer" e o "ser do desejo" (AGAMBEN, 1993), para então relacioná-las com as proposições acerca de "comunidade, segurança, liberdade e estrangeiro" (BAUMAN, 2003/2009) ) - noções pertinentes e análogas aos "ambientes" (Vieira, 2006) de preparação e criação do ator.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo De Paula, Universidade Federal de Uberlândia

.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. A comunidade que vem. Lisboa, Editorial Presença, 1993.

BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: A busca por segurança no mundo atual. RJ: Jorge Zahar Ed., 2003.

______, Zygmunt. Confiança e medo na cidade. RJ: Jorge Zahar Ed., 2009.

F

VIEIRA, Jorge Albuquerque. Teoria do Conhecimento e Arte: formas de conhecimento

Downloads

Publicado

2015-12-10

Como Citar

De Paula, E. (2015). O artista que vem - por uma pedagogia do teatro comprometida com a ação criativa e criadora. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 2(2). https://doi.org/10.14393/RR-v2n2a2015-05