CONSIDERAÇÕES SOBRE UM MAPEAMENTO INICIAL DO FAZER TEATRAL NA ESCOLA BÁSICA DE UBERLÂNDIA

Autores

  • Paulina Maria Caon Universidade Federal de Uberlândia
  • Ricardo Augusto Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Gabriela Neves Guimarães Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-02

Resumo

Este texto apresenta primeiras considerações sobre uma ação de pesquisa do projeto Partilhas, Ateliês e Redes de Cooperação - aprendizagens teatrais na escola básica, realizada com professores da área de Teatro da escola básica de Uberlândia-MG entre 2014 e 2015. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário, que foi respondido por profissionais que participaram das ações do projeto no período. O objetivo do mapeamento é elaborar um panorama das práticas teatrais em escolas de Uberlândia, onde elas ocorrem e quais são as trajetórias dos professores de teatro que as coordenam. Isso visando refletir sobre a inserção do teatro na escola básica em nosso contexto, a possibilidade de estabelecimento de relações e reflexão conjunta entre esses professores e/ou espaços de ensino. Apresentam-se no artigo a contextualização da pesquisa, as dificuldades encontradas pelos pesquisadores, a metodologia utilizada e a análise das respostas obtidas.

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Biografia do Autor

Paulina Maria Caon, Universidade Federal de Uberlândia

Docente do Curso de Teatro do Instituto de Arte, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutora em Artes Cênicas pela ECA-USP (2015, com apoio CAPES), com orientação da Profa. Dra. Maria Lucia de Souza Barros Pupo. Uma das coordenadoras do projeto Partilhas, Ateliês e Redes de Cooperação

Ricardo Augusto Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando da Universidade Federal de Uberlândia. "Labirinto do Minotauro: processo criativo de performance na escola com o tema medo" (título provisório), conclusão em 2015. Área Práticas e Processos em Artes

Gabriela Neves Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia

Universidade Federal de Uberlândia, Graduanda. Bolsista CAPES IC

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Publicado

2015-08-26

Como Citar

Caon, P. M., Oliveira, R. A., & Guimarães, G. N. (2015). CONSIDERAÇÕES SOBRE UM MAPEAMENTO INICIAL DO FAZER TEATRAL NA ESCOLA BÁSICA DE UBERLÂNDIA. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 2(1). https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-02

Edição

Seção

Teatro e Escola: ações e reflexões