CONSIDERAÇÕES SOBRE UM MAPEAMENTO INICIAL DO FAZER TEATRAL NA ESCOLA BÃSICA DE UBERLÂNDIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-02Resumo
Este texto apresenta primeiras considerações sobre uma ação de pesquisa do projeto Partilhas, Ateliês e Redes de Cooperação - aprendizagens teatrais na escola básica, realizada com professores da área de Teatro da escola básica de Uberlândia-MG entre 2014 e 2015. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário, que foi respondido por profissionais que participaram das ações do projeto no período. O objetivo do mapeamento é elaborar um panorama das práticas teatrais em escolas de Uberlândia, onde elas ocorrem e quais são as trajetórias dos professores de teatro que as coordenam. Isso visando refletir sobre a inserção do teatro na escola básica em nosso contexto, a possibilidade de estabelecimento de relações e reflexão conjunta entre esses professores e/ou espaços de ensino. Apresentam-se no artigo a contextualização da pesquisa, as dificuldades encontradas pelos pesquisadores, a metodologia utilizada e a análise das respostas obtidas.
Downloads
Referências
AZANHA, José Mario Pires. Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulista. Revista Educação e Pesquisa. (São Paulo), 2004, v.30, no.2, p.335-344.
______________________ Educação: temas polêmicos. SP: Martins Fontes, 1995.
BRAND
________________. Pesquisa em Educação: conversas com pós-graduandos. RJ: Loyola/PUC-RJ, 2002.
________________. A dialética micro/macro na Sociologia da Educação. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, no.113, p.153-165, julho de 2001.
DUARTE JUNIOR, João Francisco. Fundamentos Estéticos da Educação. Campinas-SP: Papirus, 1988.
LAVILLE, Christian & DIONE, Jean. A Construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artmed; BH: Ed. UFMG, 1999.
PAVIS, Patrice. Dicionário do Teatro. SP: Editora Perspectiva, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).