CONSIDERAÇÕES SOBRE UM MAPEAMENTO INICIAL DO FAZER TEATRAL NA ESCOLA BÃSICA DE UBERLÂNDIA

Autores

  • Paulina Maria Caon Universidade Federal de Uberlândia
  • Ricardo Augusto Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Gabriela Neves Guimarães Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-02

Resumo

Este texto apresenta primeiras considerações sobre uma ação de pesquisa do projeto Partilhas, Ateliês e Redes de Cooperação - aprendizagens teatrais na escola básica, realizada com professores da área de Teatro da escola básica de Uberlândia-MG entre 2014 e 2015. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário, que foi respondido por profissionais que participaram das ações do projeto no período. O objetivo do mapeamento é elaborar um panorama das práticas teatrais em escolas de Uberlândia, onde elas ocorrem e quais são as trajetórias dos professores de teatro que as coordenam. Isso visando refletir sobre a inserção do teatro na escola básica em nosso contexto, a possibilidade de estabelecimento de relações e reflexão conjunta entre esses professores e/ou espaços de ensino. Apresentam-se no artigo a contextualização da pesquisa, as dificuldades encontradas pelos pesquisadores, a metodologia utilizada e a análise das respostas obtidas.

Biografia do Autor

  • Paulina Maria Caon, Universidade Federal de Uberlândia

    Docente do Curso de Teatro do Instituto de Arte, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutora em Artes Cênicas pela ECA-USP (2015, com apoio CAPES), com orientação da Profa. Dra. Maria Lucia de Souza Barros Pupo. Uma das coordenadoras do projeto Partilhas, Ateliês e Redes de Cooperação

  • Ricardo Augusto Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia
    Mestrando da Universidade Federal de Uberlândia. "Labirinto do Minotauro: processo criativo de performance na escola com o tema medo" (título provisório), conclusão em 2015. Área Práticas e Processos em Artes
  • Gabriela Neves Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia

    Universidade Federal de Uberlândia, Graduanda. Bolsista CAPES IC

Referências

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Publicado

2015-08-26

Edição

Seção

Teatro e Escola: ações e reflexões

Como Citar

CONSIDERAÇÕES SOBRE UM MAPEAMENTO INICIAL DO FAZER TEATRAL NA ESCOLA BÁSICA DE UBERLÂNDIA. (2015). Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 2(1). https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-02