NÃO DESLIGUEM OS CELULARES, A AULA JÁ COMEÇOU

Autores

  • Wellington Menegaz Universidade Federal de Uberlândia
  • Wellington Menegaz Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-10

Resumo

É possível assimilar o celular durante uma aula de teatro e termos uma experiência artística? Este artigo analisa possíveis relações entre ensino do teatro e internet, mais especificamente a que está presente em dispositivos móveis de comunicação - os celulares. Pensar a internet e a utilização de celulares, enquanto realidade presente no cotidiano de muitos adolescentes e jovens. Refletir sobre o papel dos celulares na atualidade. O conceito "nativos digitais" elaborado pelo pesquisador Marc Prensky no artigo Digital Natives, Digital Immigrantes (2001), abordado nesse estudo através de paralelos com o ensino do teatro. A análise das contribuições que os pesquisadores David Cameron e John Carrol trouxeram para esse campo de investigação, em especial um estudo de caso descrito no artigo Drama, digital pre-text and social media (2009). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Menegaz, Universidade Federal de Uberlândia

Artísta e educador. Professor do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia UFU.  Doutorando em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina PPGT/UDESC, com pesquisa que aborda as relações entre drama, internet e ensino. Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com estudo que analisa uma experiência de ensino do teatro realizada em uma Escola Municipal de Uberlândia (MG), com alunos do Ensino Fundamental, abordando os aspectos artísticos e comunitários. Especialista em Psicopedagogia em Contextos Educacionais pela Faculdade Católica de Uberlândia. Graduado em Educação Artística com Habilitação Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia.Experiência na área de artes e ensino, com ênfase em teatro.

Wellington Menegaz, Universidade Federal de Uberlândia

Artísta e educador. Professor do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia UFU.  Doutorando em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina PPGT/UDESC, com pesquisa que aborda as relações entre drama, internet e ensino. Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com estudo que analisa uma experiência de ensino do teatro realizada em uma Escola Municipal de Uberlândia (MG), com alunos do Ensino Fundamental, abordando os aspectos artísticos e comunitários. Especialista em Psicopedagogia em Contextos Educacionais pela Faculdade Católica de Uberlândia. Graduado em Educação Artística com Habilitação Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia.Experiência na área de artes e ensino, com ênfase em teatro.

Referências

BURGOS, Taciana; SENA, Diana. O computador e o telefone celular no processo ensino-aprendizagem da educação física escolar. In: Anais Eletrônico do 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação: redes sociais e aprendizagem. Recife: Universidade Federal de Pernambuco., 2010.

CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: Editora Hucitec: Edições Madacaru, 2006. (Pedagogia do Teatro).

CAMERON, David. Mashup: digital media and drama conventions. In: ANDERSON, Michael; CARROLL, John; CAMERON; David. Drama Education with Digital Technology.London: Continuum, 2009.

______________; CARROLL, John. Drama, digital pre-text and social media.In: RIDE: The Journal of Applied Theatre and Performance. Vol. 14, n 2, may 2009.

NEELANDS, Jonothan. Structuring Drama Work. Cambridge University Press, 1992.

PRADO, Maria Elisabete Brisola Brito; ROZO, Rosângela Tortora. Projetos informatizados: novas possibilidades de aprendizagem. In: CARNEVALE, Ubirajara (Org.) Tecnologia educacional e aprendizagem. São Paulo: Livro Pronto, 2007.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrantes. In:On the Horizon (MCB University Press), Vol. 9 No. 5, October 2001.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003b.

VIANA, Maria Aparecida Pereira. Internet na educação: novas formas de aprender, necessidades e competências no fazer pedagógico. In: MERCADO, Luís Paulo Leopoldo (Org.). Tendências na utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação. Maceió: EDUFAL, 2004.

Downloads

Publicado

2015-08-26

Como Citar

Menegaz, W., & Menegaz, W. (2015). NÃO DESLIGUEM OS CELULARES, A AULA JÁ COMEÇOU. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 2(1). https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-10

Edição

Seção

Teatro e Escola: ações e reflexões